• Terça-feira, 16 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Queda no preço do leite ao produtor no pagamento de dezembro foi menos intensa que a de novembro


Quinta-feira, 6 de janeiro de 2022 - 05h55

Foto: Scot Consultoria


No pagamento realizado em dezembro, que remunera a produção entregue em novembro último, o preço do leite pago ao produtor caiu, mas de forma menos intensa do que a registrada no pagamento de novembro.


Considerando a média nacional ponderada dos dezoito estados pesquisados pela Scot Consultoria, a queda foi de 0,6% na comparação mensal.


Em relação ao mesmo período do ano passado, a referência está 7,3% maior este ano.


O cenário foi de queda na captação de leite em novembro, mas alta em dezembro (dados parciais), na comparação mensal. De acordo com a sazonalidade era esperado que em novembro o volume captado aumentasse, mas os custos de produção ainda em alta e as chuvas atrapalhando a produção, seja pela escassez, seja pelo excesso, o que dificulta a logística da cadeia, pressionaram a produção.


Para o pagamento a ser realizado em janeiro/21, referente à produção entregue em dezembro/21, a maioria das indústrias estima queda nos preços do leite pago ao produtor, com 46% dos laticínios pesquisados apontando para este cenário, 45% estimando estabilidade e 9% falando em alta.


Grande parte das indústrias estima de queda à estabilidade, em função do aumento na produção no campo e da queda no consumo típica da virada de ano.


No Sul do país, no entanto, a estiagem severa colabora com a expectativa de alta nos preços do leite.


Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria. Mais informações em: Relatório do Mercado de Leite da Scot Consultoria.


A Scot Consultoria também realiza palestras e treinamentos de mercado na área de pecuária de leite. Saiba mais em: Palestras e treinamentos.


Quer ficar por dentro das últimas notícias do mercado de leite? Acesse o Facebook da Scot Consultoria: Facebook da Scot Consultoria.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja