• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Alta sutil no preço do leite ao produtor no pagamento de outubro


Segunda-feira, 8 de novembro de 2021 - 07h15

Foto: Scot Consultoria


No pagamento realizado em outubro, que remunera a produção entregue em setembro último, o preço do leite pago ao produtor registrou mais um mês de alta, o sétimo consecutivo, em função da oferta ajustada de leite.


Considerando a média nacional ponderada dos dezoito estados pesquisados pela Scot Consultoria, o aumento foi de 0,1% na comparação mensal.


No acumulado desde março/21, quando o mercado do leite começou a firmar, a alta foi de 13,7% na média nacional.


Veja na figura 1, a evolução do preço do leite ao produtor. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando o preço do leite atingiu o patamar mais alto no ano, a referência está 5,2% maior este ano. 


Figura 1. Cotação média nacional ponderada do leite ao produtor - em R$/litro, sem o frete, valores nominais.



Fonte: Scot Consultoria


O cenário foi de aumento na captação de leite em setembro e outubro (dados parciais) últimos, porém, as altas têm sido mais comedidas neste ano, mesmo com o volume de chuvas mais dentro da normalidade em algumas regiões e as quedas nos preços dos alimentos concentrados. 


Em setembro/21, o indicador de captação de leite (média nacional) apresentou alta de 0,2% em relação a agosto deste ano, mas ficou 3,6% abaixo na comparação com setembro de 2020. 


Para o pagamento a ser realizado em novembro/21, referente à produção entregue em outubro/21, a maioria das indústrias estima estabilidade nos preços do leite pago ao produtor, com 69% dos laticínios pesquisados apontando para manutenção, 21% estimando queda e 10% falando em alta.


Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria. Mais informações em:  Relatório do Mercado de Leite da Scot Consultoria. 


A Scot Consultoria também realiza palestras e treinamentos de mercado na área de pecuária de leite. Saiba mais em: Palestras e treinamentos.


Quer ficar por dentro das últimas notícias do mercado de leite? Acesse o Facebook da Scot Consultoria:  Facebook da Scot Consultoria.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja