• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Qualidade, conforto dos animais e aproveitamento dos resíduos [Confina Brasil]


Terça-feira, 29 de junho de 2021 - 06h00


A Granja do Limoeiro, em Viamão (RS), foi a primeira propriedade de pecuária intensiva visitada pela expedição Confina Brasil, que mapeará o confinamento de bovinos no Brasil entre junho e setembro.


A propriedade tem 600 matrizes Angus para produção de terneiros de qualidade. Um dos diferenciais da Limoeiro é dar atenção especial aos terneiros, que recebem suplementação para ter o melhor desenvolvimento possível da estrutura corporal. “Esse processo de recria intensiva objetiva ensinar os terneiros a comer, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento do rúmen”, constata a equipe a campo Confina Brasil.


“Chama muito a atenção o cuidado como os terneiros. A cama é de palha de arroz, que lhes dá conforto para enfrentar o frio. Além disso, há cobertura para ficarem abrigados. Os dejetos são reaproveitados, transformando-se em matéria orgânica para pastagem e lavoura. Eles têm cuidado muito grande com o manejo do gado e o aproveitamento dos resíduos”, destaca os profissionais do Confina Brasil. 


Os terneiros tratados como bebês


O Confinamento Boi Feliz (Alto Feliz) foi a segunda parada do Confina Brasil. A propriedade fica em região montanhosa, tem 28 hectares e 53 anos de existência. Ela é gerenciada por dois irmãos, que investem no confinamento há 18 anos. A estrutura de confinamento é de madeira, fica suspensa e tem capacidade para 200 animais, quase todos Angus. 


“Importante destacar a variedade de ingredientes oferecidos para alimentos dos animais. Além de farelo de soja e silagem de milho, o Confinamento Boi Feliz usa bagaço de maçã e caroço de uva, entre outros”, informa a equipe do Confina Brasil.


Os animais são comprados na região. Os dejetos também são transformados em matéria-prima para irrigação do milho, que ocupa metade da área da propriedade. “Mais um exemplo de pecuaristas que fazem o melhor aproveitamento dos insumos”, destacam os especialistas da Scot Consultoria.


Tradição e tecnologia 


Luiz Roberto Saafeld é proprietário do Frigorífico Coqueiro e também da Fazenda Pérola Negra, em São Lourenço do Sul, também visitada pela expedição Confina Brasil. O foco da propriedade é a intensificação. “Luiz tem atenção especial a todos os detalhes, mescla a tradição com as mais modernas tecnologias”, explica a equipe do Confina Brasil.


Outra característica essencial é a verticalização. O empresário produz e abate o gado, buscando a alta produtividade na fazenda e o melhor aproveitamento no frigorífico, que faz parte do programa Carne Angus Certificada.


“A preocupação é total, seja no solo, manejo do pasto em sistema neozelandês, gado, aproveitamento da terra. Realmente, um exemplo importante da pecuária intensiva do Rio Grande do Sul”.


Confira por onde o Confina Brasil já passou e quais são os próximos passos da expedição na região Sul:


• 21 de junho: Viamão, Alto Feliz, São Lourenço do Sul (RS)


22 de junho: São Sebastião do Cai, Farroupilha, Capão do Leão (RS)


23 de junho: Cachoeira do Sul e Dom Pedrito (RS)


24 de junho: São Sepé, Cachoeira do Sul e Uruguaiana (RS)


25 de junho: Santiago e São Borja (RS)


28 de junho: Ibicaré e Videira (SC)


28 de junho: Santa Barbara do Sul e Chapada (RS)


29 de junho: Frederico Westphalen (RS)


29 de junho: Treze Tílias e Sul Brasil (SC)


30 de junho: Salto Veloso, Macieira, Jardinópolis (SC)


30 de junho, 1 e 2 de julho: Campo Erê (SC)


01 de julho: Palmas e Coronel Vivida (PR)


02 de julho: Coronel do Iguaçu, São João, Pato Branco (PR)


5 de julho: Esperança Nova, Cascavel (PR)


5 e 6 de julho: Umuarama (PR)


6 de julho: Santa Mônica, Santa Tereza do Oeste, Braganey (PR)


7 de julho: Loanda, Marilena, Terra Rica, Boa Ventura de São Roque, Luiziana (PR)


8 de julho: Mandaguari, Barbosa Ferraz (PR)


8 e 9 de julho: Paranavai (PR)


O Confina Brasil 2021 tem patrocínio Ouro da BRA-XP, Elanco, Casale, Nutron e UPL; e patrocínio Prata da AB Vista, Associação Brasileira de Angus, Barenbrug, Beckhauser, Confinart, GA (Gestão Agropecuária), Inpasa e Zinpro.  A expedição conta, ainda, com o patrocínio da montadora Fiat e apoio institucional da Assocon, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Informática, Sociedade Rural Brasileira e Hospital de Amor de Barretos.


Mais informações no portal www.confinabrasil.com e Instagram @confinabrasil.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja