• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Acidose ruminal: do problema à solução



Terça-feira, 9 de março de 2021 - 06h00

* Reprodução permitida desde que citada a fonte.

 


A densidade energética das dietas de bovinos de corte em terminação tem aumentado progressivamente ao longo dos anos para atender aos requisitos de nutrientes para altos níveis de produtividade. Maior densidade energética nas dietas é geralmente alcançada com níveis mais elevados de carboidratos não fibrosos, principalmente amido. Mas níveis elevados de amido causam redução no pH do rúmen, problema conhecido como acidose ruminal.


Ao longo dos anos, diferentes aditivos nutricionais, como o monensina, têm sido usados para melhorar o ambiente ruminal e permitir que os animais suportem dietas com maior concentração de energia e produzam carne de alta qualidade. Ainda assim, animais recebendo dietas ricas em grãos passam várias horas do dia com pH ruminal baixo. Portanto, a acidose ruminal é o principal desafio em termos de desempenho, saúde e bem-estar dos animais. Consumo irregular da dieta, timpanismo, laminite e abscessos hepáticos são alguns das maneiras de identificar este inimigo silencioso, mas sempre presente nos confinamentos.


Lançado no Brasil pela TIMAC Agro, o pHix-up é um aditivo para controle de acidose inovador e sem paralelos no mercado mundial. Esta tecnologia provou ser a solução mais eficiente para aumentar diretamente o pH ruminal em animais de elevado desempenho. Tanto pesquisas in vitro quanto in vivo confirmam que o pHix-up é o único produto que combinar elevada potência, ação rápida e duradoura contra acidose ruminal (97% do efeito permanece 6h após o consumo).


Nos últimos anos, um amplo programa de pesquisa foi realizado em 3 países (Brasil, Estados Unidos e Espanha) para avaliar o efeito do pHix-up em bovinos de corte confinados recebendo dietas com elevado teor de concentrado. Os resultados do Brasil mostraram claramente um aumento no ganho de peso diário e eficiência alimentar dos animais que receberam pHix-up em dietas com ou sem monensina. Pesquisas nos Estados Unidos comprovaram que o pHix-up melhorou significativamente o pH ruminal durante o período de confinamento, mesmo durante o período de alto estresse térmico e ainda reduziu significativamente os casos de abcessos hepáticos.


Em fazendas comerciais, onde os desafios do dia a dia toram a operação do confinamento ainda mais complexa, o pHix-up garante mais na alimentação do rebanho e rentabilidade ao produtor. Este é o legado que a Timac Agro trás para a indústria da carne: pHix-up, ação poderosa, rápida e durável contra a acidose ruminal.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja