• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Falta de chuva atrapalhando o desempenho do pasto? Nutrição com óxido de Ca e Mg é a melhor opção na estiagem. Saiba mais.



Terça-feira, 26 de janeiro de 2021 - 15h00

Foto: Fertimacro


O manejo extensivo sempre predominou na pecuária brasileira. Hoje, mais de 90% do gado do país, é criado no pasto. E, por conta disso, nos últimos anos nota-se um grande avanço tecnológico, que visa aumento na produtividade. Os pastos naturais vêm sendo substituídos por pastagens plantadas com manejo adequado, o que fez crescer o cuidado e os investimentos na área de pastejo.


No entanto, as mudanças climáticas têm afetado as pastagens e os resultados não estão de acordo com as expectativas. Segundo o Inmet, o ano de 2020 foi um dos piores, em termos de falta de chuva. Este cenário afetou muitos produtores, trazendo aflição e incerteza. O clima instável transformou-se em um problema para a criação de gado.


O que poucos pecuaristas sabem é que, a nutrição adequada com Ca e Mg, alivia stress hídrico e ameniza o dano na pastagem em anos com pouca chuva. Mas porque estes dois elementos ajudam a amenizar o déficit hídrico? 


Importância de nutrição com Ca e Mg 

Fornecimento adequado de cálcio deixa as paredes celulares e tecidos mais resistentes. Por causa disso, plantas conseguem suportar melhor os estresses causados por seca, calor e frio. Além disso, na pastagem, a falta de cálcio provoca baixa rebrota, diminui perfilhamento e crescimento das raízes.


O magnésio faz parte da clorofila e participa do transporte de carboidratos. Por isso, a adubação com Mg aumenta a produção, transporte e o acúmulo das reservas energéticas da planta. Desta forma, a planta com maiores reservas resiste melhor ao calor e seca. No pasto, a falta de Mg também prejudica o crescimento das plantas como um todo. 


Como então fornecer Ca e Mg para pasto? 

A maioria logo opta pelo calcário. Porém, este insumo apresenta muitos problemas e pouca eficácia. O calcário necessita de, no mínimo, 3 meses para começar a reagir. Isso requer aplicações bastante antecipadas para a adubação de NPK. Este fato por si só resulta na perda de tempo. E tempo na Pecuária, é dinheiro que deixa de entrar no bolso. Além disso, calcário precisa de condições ótimas de umidade, pelo menos 100 mm de chuva após a aplicação, para que a reação comece. Por isso, não há possibilidade de nutrir o pasto com Ca e Mg, aplicando calcário em épocas de estiagem. 


Nesse caso, qual seria, então, a melhor fonte de Ca e Mg? 

Para fornecimento rápido e eficiente destes nutrientes o ideal é o manejo com óxidos. Óxido de Ca e Mg não é calcário, pois são quimicamente diferentes. Sua reação é muito rápida, acontece em algumas semanas. Já que precisa de pouca umidade para reagir no solo. Por isso, são muito mais eficientes e trazem resultados espetaculares na pastagem mesmo em épocas com pouca precipitação.


Os resultados são reais e podem acontecer na sua pastagem. saiba mais.


O SUCESSO DO FERTIMACRO NO PASTO É COMPROVADO COM RESULTADOS. CONHEÇA O CASO DA AGROPECUÁRIA FORONI. 



Fertimacro é um óxido de Ca e Mg. Não é calcário, pelo contrário, entrega muito mais que isso. Veja este exemplo de uso do Fertimacro num período de estiagem.


Aplicação feita na pastagem estabelecida em Colorado-PR de propriedade de Paulo Foroni. Foram usados 300kg/ha de Fertimacro + 2,5 ton/ha de cama de frango na brachiaria brizantha de 4 anos.



Foto 1: Dia da Aplicação. Fertimacro 300 kg/ha


O ano de 2020 foi muito seco. Por isso, como havia severa falta de oferta de pasto nos outros piquetes, o primeiro pastejo na área aconteceu em apenas 15 dias após a aplicação. As fotos abaixo mostram a situação da área após esse período e somente 15mm de chuva. Apesar de chuva escassa, percebe-se claramente que o pasto rapidamente respondeu à aplicação do Fertimacro.



Foto 2: 15 dias após a aplicação, apenas 15 mm de chuva entre a aplicação e a liberação da área para pastejo


O período de pastejo na área foi satisfatório (20 dias). Em seguida, a área foi submetida a um descanso de 40 dias. As fotos abaixo mostram que a área perfilhou rapidamente e está apta novamente para receber o segundo pastejo.



Foto 3: da área em condições de receber o segundo Pastejo (40 dias de descanso) após a retirada dos animais do 1º pastejo


Fertimacro tem rápida reação e menor necessidade de chuvas. Por isso garante uma janela de aplicação muito mais ampla, quando comparada ao calcário. A alta reatividade dos óxidos é o principal fator. O óxido apresenta menor dependência das condições climáticas, porque precisa de pouca umidade no solo para reagir. Por isso ainda dá tempo de você fazer o manejo do seu pasto com óxidos.


Acesse nosso site e conheça outras vantagens do Fertimacro no pasto.


Fertimacro garante maior perfilhamento e rebrota rápida. Desta forma, eleva a produção de massa verde e matéria seca por hectare. Por sua vez, aumenta a taxa de lotação e a produção final. Garantia de mais arrobas, mais leite e maior taxa de lotação por hectare.


Curioso para ver os resultados do Fertimacro na sua pastagem? Clique aqui e entre em contato com um revendedor.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja