• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Manutenção de pastagem evita a reforma e garante maior lucratividade. O uso de óxido de Ca e Mg é um importante aliado nesse processo


Informe publicitário oferecido por Fertimacro

Quinta-feira, 14 de janeiro de 2021 - 05h25

O caminho para o sucesso na atividade pecuária começa pelo gerenciamento das pastagens. Escolher o manejo correto das forrageiras faz toda a diferença, especialmente em grandes fazendas de gado de corte. A necessidade do produtor é de mais gado por hectare, porém, a superlotação acelera a degradação da pastagem. Dessa forma, a manutenção e a recuperação do pasto são as opções mais acertadas, principalmente, porque, a falta de chuva e as bruscas mudanças climáticas tornam as respostas do pasto um tanto incertas no caso de uma reforma. Assim sendo, saber avaliar as condições do pasto e conhecer as vantagens da recuperação em relação à reforma, é fundamental para ser assertivo na escolha do manejo.


Uma análise de custo, desenvolvida por agrônomos especialistas, aponta que: entre reformar e recuperar, a melhor opção é a recuperação, dada a quantidade de processos e os valores embutidos em cada um deles. Confira na tabela abaixo:



A recuperação é mais viável e financeiramente mais vantajosa, uma vez que o custo médio fica abaixo de R$ 1mil, enquanto que a reforma ultrapassa R$ 2,5mil. Isso porque, a recuperação não requer atividades como dessecação, uso de grade, subsolagem ou semeadura, assim, apresenta mais vantagens e menor custo. Mas, para o sucesso completo da recuperação é necessário o uso de produtos com tecnologias específicas, que auxiliem na nutrição e na correção do solo. O Fertimacro é uma opção vantajosa para este tipo de manejo, já que tem efeito ferticorretivo, oferece correção para o solo e nutrição para o pasto, simultaneamente. 


Saiba mais sobre Fertimacro, seu aliado para um pasto de qualidade.

A principal característica é a formulação do produto. Fertimacro não é calcário, é um óxido com elevadas concentrações de cálcio e magnésio e alta reatividade. Tem as características ideais para suprir as demandas do pasto. Na recuperação da pastagem o efeito aparece em poucos dias, aumenta o perfilhamento, prolonga o período de pastejo dos animais e garante rebrota rápida, o que auxilia na supressão das ervas daninhas. A granulometria do Fertimacro, que garante escoamento perfeito em qualquer tipo de implemento, e a alta reatividade do Ca e do Mg em contato com o solo, são as principais vantagens desse produto. 


Recuperar é a melhor opção, mas quando a degradação é muita, a reforma é necessária.

Se a recuperação não for realizada a tempo, a degradação da pastagem poderá avançar. Quando o pasto apresenta elevada compactação, baixo estande de forrageira, falhas na cobertura, dominação por ervas daninhas ou até com começo de erosão, é necessário que se faça a reforma.



Exemplo de uma área que necessita de reforma
Fertimacro tem excelentes resultados também na reforma. O ganho operacional fica muito evidente, pois é possível trabalhar com doses bastante reduzidas. O aproveitamento no solo é maior e a distribuição mais homogênea. A dispersão (deriva) é praticamente zero, haja vista que na aplicação de calcário a lanço, a deriva é muito alta a ponto de o alvo ser a propriedade vizinha.


Saiba quais parâmetros avaliar para definir a necessidade de reforma da pastagem

Algumas premissas são importantes e imprescindíveis de serem avaliadas. Além do custo médio, deve ser levado em conta: idade da pastagem, estande da pastagem, presença de compactação, processos erosivos, ciclo da forrageira escolhida vs sistema de pastejo a ser adotado e intensificado, presença de plantas daninhas e invasoras que comprometem o bom desenvolvimento da espécie principal.


Com Fertimacro é possível evitar a reforma

As despesas com recuperação ou reforma podem ser evitadas, se o pasto for constantemente nutrido no processo de manutenção. O óxido é bastante eficaz nesta modalidade, que visa repor a extração de cálcio e magnésio em uma pastagem já formada e constituída. A facilidade de aplicação é um diferencial, pois o produto é aplicado facilmente com qualquer implemento, como por exemplo o modelo Vicon, bastante comum entre os pecuaristas. A composição física do Fertimacro é o que garante a aplicação de forma rápida e fácil. O produto é refinado e, quando aplicado sobre a pastagem, passa facilmente pelas folhas sem aderir a elas, atingindo o solo rapidamente. 


Exemplo de uma área em que foi feita a manutenção com Fertimacro:



Quer mais motivos para usar Fertimacro no pasto?

A janela de aplicação é um importante diferencial. Fertimacro pode ser aplicado praticamente em qualquer época do ano, pois tem menor dependência das condições climáticas. A janela é mais ampla porque o produto precisa de pouca umidade no solo para reagir, diferentemente do calcário, cuja época de aplicação é bem restrita.


A facilidade logística também faz toda a diferença. O Fertimacro está disponível em big bag de 1000 Kg e embalagens de 25 kg. A mesma estrutura usada para a aplicação de adubo NPK, seja ela em big bag ou sacaria, se adequa perfeitamente ao manuseio do Fertimacro. Já para a aplicação do calcário a logística necessária é muito mais robusta. Para descarregar o calcário, geralmente à granel, se faz necessário um pátio na pastagem com acesso facilitado, além da estrutura envolvida, como pá-carregadeira ou trator de concha para abastecimento dos implementos.


Clique no link abaixo e saiba mais sobre as vantagens do Fertimacro para o seu rebanho.


A pastagem, nutrida com Fertimacro, tem maior velocidade na rebrota, aumento do perfilhamento da forrageira e maior oferta de cálcio e magnésio ao gado, através das folhas. O período de pastejo dos animais tem um aumento considerável, pois a planta nutrida com Fertimacro apresenta maior tolerância ao estresse climático, devido ao crescimento e aprofundamento do sistema radicular.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja