• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Câmbio e exportação têm direcionado os preços da soja no mercado brasileiro


Segunda-feira, 4 de maio de 2020 - 05h50

Foto: pxhere.com


A valorização do dólar e as exportações aquecidas têm dado sustentação aos preços da soja grão no mercado brasileiro em 2020. 


Segundo levantamento da Scot Consultoria, em Paranaguá-PR, a saca de 60 quilos está cotada em R$104,00 (30/4), uma alta de 4,0% no acumulado de abril. 


Em relação ao mesmo período de 2019, a soja está custando 39,6% mais este ano. 


Com relação às exportações brasileiras, em abril, até a quarta semana, o Brasil embarcou, em média, 826,63 mil toneladas de soja em grão por dia, 84,6% mais que a média de igual mês do ano passado (Secex). 


Para o curto prazo, o câmbio deverá seguir como principal fator de direcionamento das cotações da soja em grão no mercado brasileiro. Se o dólar subir, a soja tende a acompanhar as valorizações, e vice versa. 


Para o médio prazo, do lado da demanda, as exportações brasileiras tendem a diminuir gradualmente a partir de maio, o que pode tirar, em parte, a sustentação dos preços no mercado interno. 


A atenção também está voltada para a safra norte-americana (2020/21), em fase de plantio, e as exportações de soja dos Estados Unidos para China. 


Análise originalmente publicada no informativo Boi & Companhia de 30/4/2020.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja