• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Alta nos preços dos fertilizantes no 1o. trimestre de 2020


Quinta-feira, 2 de abril de 2020 - 05h55

Foto: pixabay.com


As valorizações do dólar frente ao real deram sustentação aos preços dos adubos no mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2020, mesmo diante da menor movimentação, que é típica deste período, mas que foi agravada pela pandemia de coronavírus.


Segundo levantamento da Scot Consultoria, em São Paulo, os preços dos fertilizantes nitrogenados subiram, em média, 3,2% em março, em relação a fevereiro último. Desde o início deste ano, o preço da ureia agrícola, por exemplo, subiu 6,5% no estado. 


Para os adubos fosfatados, o reajuste médio foi de 0,5% no mesmo período e o cloreto de potássio teve ligeiro aumento, de 0,1% na cotação em março. 


Para os próximos meses, a expectativa é de preços firmes para os fertilizantes, em reais. 


Além do dólar valorizado e em patamar mais alto, as altas das commodities agrícolas em 2020, principalmente a soja e o milho, deverão aumentar a demanda interna por adubos para a próxima temporada (2020/2021). 


Neste caso, as compras antecipadas para a safra de grãos seguinte começarão a ganhar a força a partir de abril/maio deste ano, o que poderá dar ainda mais sustentação aos preços dos adubos. 


O ponto de atenção, como citamos, é se as medidas de controle do coronavírus no país refletirão na dinâmica de comercialização desses insumos, principalmente com relação às feiras, já que a parte logística e de distribuição, por ora, segue “rodando”. 


Lembrando que a movimentação de carga para dentro e fora do país foi decretada como uma atividade essencial e os portos têm funcionado normalmente, assim como o decreto federal sobre as atividades essenciais tem garantido o transporte interno de produtos agropecuários.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja