• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Cotações disparando no mercado de reposição


Quarta-feira, 5 de junho de 2019 - 05h55

Foto: Scot Consultoria


O volume de chuvas diminuiu, as temperaturas caíram e a qualidade das pastagens já não é mais a mesma observada nos meses anteriores. 


Essa somatória de fatores acelerou a saída da boiada gorda das pastagens e, consequentemente, recriadores e invernistas aumentaram a procura por reposição para fazer a troca. Fato comum para o período do ano.


Além da maior demanda, o volume de bezerros desmamados chegando ao mercado está aumentando gradativamente nas últimas semanas, gerando mais um fator de estímulo para os negócios. 


Mas o pecuarista que está fazendo a troca atualmente se depara com um cenário de queda no poder de compra. Isso porque, de um lado, a desova de final de safra está aumentando a disponibilidade de matéria-prima para os frigoríficos, gerando queda nas cotações da arroba do boi gordo.


Por outro lado, as cotações no mercado de reposição seguem o caminho oposto. Já são onze meses consecutivos de alta das cotações.


Chama atenção que, além das valorizações consecutivas, a intensidade das altas está aumentando. Na média de todas as categorias de machos, fêmeas e estados pesquisados pela Scot Consultoria, em maio as cotações subiram 2,3%, a maior alta dos últimos onze meses. 


Com essa disparidade entre as cotações do boi gordo e do bezerro, a relação de troca piorou para recriadores e invernistas. 


Tomando como base São Paulo, em abril eram necessárias 8,18 arrobas de boi gordo para a compra de um bezerro desmamado, anelorado, com 6@. Em maio essa mesma relação saltou para 8,67 arrobas. Ou seja, uma piora de 6,0% na relação de troca. 


Para o curto prazo o cenário no mercado de reposição não deve ter alterações significativas. A tendência é de manutenção do cenário de demanda aquecida e cotações firmes. Já pelo lado do boi gordo, o início de mês pode trazer firmeza para às cotações da arroba e minimizar a queda no poder de compra do recriador e invernista. 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja