• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Alta para o produtor no pagamento de março, mas em intensidade menor


Quarta-feira, 3 de abril de 2019 - 07h00

Foto: freeimages.com


Os preços ao produtor subiram pelo terceiro mês consecutivo, porém, a intensidade das altas foi menor, comparativamente com o pagamento anterior.


Considerando a média nacional ponderada dos 18 estados pesquisados pela Scot Consultoria, o aumento foi de 2,9% no pagamento realizado em março/19, que remunera a produção entregue fevereiro.


Na comparação com o mesmo período do ano passada, o produtor está recebendo 15,0% mais este ano em valores reais ou 6,7% de alta descontando a inflação nos últimos doze meses (IGP-DI).


Na figura 1, apresentamos os preços médios considerando o leite padrão e os valores médios com bonificações por qualidade e volume.


Figura 1.
Cotação média nacional ponderada do leite ao produtor (18 estados) - em R$/litro, valores nominais.
 
Fonte: Scot Consultoria – www.scotconsultoria.com.br


Apesar da queda na produção de leite nos principais estados produtores nos últimos meses, a demanda interna não reagiu e a oferta de matéria-prima atende à demanda das indústrias, sem muitos problemas.


A queda nos preços do leite no mercado spot e os recuos dos produtos lácteos no atacado corroboram com este cenário.


Para o pagamento a ser realizado em abril/19, que remunera a produção entregue em março/19, em nível nacional, 74% dos laticínios pesquisados pela Scot Consultoria acreditam em manutenção no preço do leite ao produtor, 18% estimam alta e os 8% restantes falam em queda, em relação ao pagamento anterior.


Estas porcentagens refletem o sentimento de incertezas dos agentes de mercado com relação a evolução da demanda e sustentação dos preços ao produtor nos próximos pagamentos.


Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria. Mais informações em: https://www.scotconsultoria.com.br/loja/relatorios/59/relatorio-do-mercado-de-leite-da-scot-consultoria .


A Scot Consultoria também realiza palestras e treinamentos de mercado na área de pecuária de leite. Saiba mais em: https://www.scotconsultoria.com.br/servicos_scot .


Quer ficar por dentro das últimas notícias do mercado de leite? Acesse o Facebook da Scot Consultoria: https://www.facebook.com/ScotConsultoriaLeite/?fref=ts .


 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja