• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Road Show 2019 – quarto dia


Sexta-feira, 15 de março de 2019 - 10h50

Foto: Road Show/Scot Consultoria


O penúltimo dia das visitas do circuito Road Show começou na cidade de Magda no estado de São Paulo. Lá situa-se uma das unidades do grupo Agro Pecuária CFM que comercializa touros certificados pelo programa de melhoramento genético Nelore CEIP.


O Gerente de Pecuária do Grupo, Tamires Miranda Neto, nos apresentou a empresa e os números referentes a produção e comercialização. A CFM possui hoje fazendas nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Bahia, somando um total de 120 mil hectares de terras. O faturamento da empresa em 2018 foi ao redor de R$250 milhões. (CFM, 2019)


O programa de melhoramento genético do grupo foi o primeiro no Brasil aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e conta com o Certificado de Identificação e Produção (CEIP).


Para se adequar a maior parte da realidade brasileira de produção de bovinos de corte, os animais da CFM são adaptados e selecionados no sistema a pasto, como visto na figura 1.


Figura 1.
Touros no programa de seleção em um dos piquetes na fazenda.

Fonte: Equipe Road Show/Scot Consultoria


Como critérios de seleção para escolha dos melhores touros, os índices de fertilidade e precocidade sexual, ganho de peso na desmama e pós desmama e qualidade da carcaça (musculosidade e conformação de carcaça), são os principais quesitos avaliados hoje para seleção dos animais.


No processo de seleção dos bovinos, dentre todo o grupo que será iniciado no programa, apenas 30% são certificados e vendidos como touros, os outros 70% no final do processo são descartados e destinados ao abate, seguindo uma exigência do MAPA para certificação dos touros.


Depois de certificados, a principal forma de comercialização dos touros é através de leilões, que hoje é responsável por 80% das vendas dos touros anualmente. São aproximadamente 1400 touros comercializados por ano na CFM.


Durante a tarde, o grupo da Road Show visitou a Trouw Nutrition, empresa líder em suplementação animal que pertence ao grupo holandesa Nutreco Company e está presente em 28 países.


O gerente geral de produtos para ruminantes, João Marcos Beltrame Benatti, fez uma apresentação ao grupo sobre a empresa.


Desde de 2002 está em operação no Brasil e em 2012 o grupo adquiriu a brasileira Bellman Nutrição Animal. Hoje a Trouw Nutrition conta com fábricas nos estados de São Paulo e Mato Grosso, porém, com venda em todo o Brasil.


O grupo da Road Show visitou a fábrica localizada em Mirassol-SP, e acompanhou de perto o processo de chegada de matéria-prima, fabricação e controle de qualidade dos produtos. Figura 2. 


Figura 2.
Galpão de estoque dos produtos finais da empresa.

Fonte: Equipe Road Show/Scot Consultoria 


Vale destacar que a empresa possui a tecnologia Dry, que garante ao suplemento maior durabilidade no cocho mesmo com chuva, impedindo o empedramento e perdas com a água da chuva.


As duas empresas visitadas neste dia são exemplos de tecnologia e inovação para pecuária. 


No final da tarde a equipe partiu na estrada em direção a Vinhedo-SP, para o último dia do circuito de visitas.





<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja