• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Tocantins: queda no poder de compra do recriador e invernista em janeiro


Quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019 - 05h50

Foto: Scot Consultoria


Em janeiro a arroba do boi gordo no Tocantins caiu 1,1%. Já as cotações de reposição seguiram o caminho oposto e registraram alta de 1,7% na média de todas as categorias de machos.


Diante desse cenário, o poder de compra do recriador e invernista encolheu e o volume de negócios com reposição diminuiu.


A categoria que teve a maior queda mensal na relação de troca para o recriador e invernista foi o garrote (9,5@). 


Para exemplificar em números, em dezembro de 2018, com a venda de um boi gordo com 16,5@ comprava-se 1,53 garrote. Ao fim de janeiro, com essa mesma relação compra-se 1,47 garrote. Piora na relação de troca de 3,3%.


Para o curto prazo, as cotações dos animais de reposição devem permanecer firmes, devido ao maior poder de barganha dos vendedores, respaldados pela maior qualidade e capacidade de suporte das pastagens.


Mas vale lembrar que a virada de mês e uma possível valorização da arroba do boi gordo podem aumentar o poder de compra dos recriadores e invernistas e assim aumentar o ímpeto de compra.


Nos últimos dias as especulações no mercado de reposição aumentaram, fato que reforça a tendência de maior fluxo de negócios no curto prazo.   





<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja