• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Preços do leite ao produtor subiram, mesmo com a produção aumentando


Terça-feira, 4 de setembro de 2018 - 07h00

Foto: Shutterstock

 


Os preços do leite ao produtor subiram pelo sétimo mês consecutivo. Segundo levantamento da Scot Consultoria, no pagamento de agosto, referente ao leite entregue em julho, a média nacional ficou em R$1,246 por litro, sem o frete.


Houve alta de 1,4%, frente ao pagamento anterior, que tinha registrado aumento de 5,6%. Desde o começo do ano, a alta acumulada é de 21,3% (média nacional).


Na comparação com o mesmo período do ano passado, o produtor está recebendo 10,6% a mais este ano. Veja a figura 1.


Figura 1.


Cotação média nacional ponderada do leite ao produtor - em R$/litro, valores nominais.


 


Fonte: Scot Consultoria – www.scotconsultoria.com.br


Os preços pagos aos produtores subiram mesmo com a produção aumentando no Sul do país e retomando o crescimento em Minas Gerais, São Paulo e Goiás no último mês.


Em agosto, os dados parciais apontam para um aumento de 3,0% na captação (média nacional), frente a julho deste ano.


Esta alta de preços do leite entregue em julho (pago em agosto) pode ser explicada pela menor produção este ano, frente a anos anteriores. Segundo o Índice Scot Consultoria, considerando a média nacional, o volume captado em agosto de 2018 foi 11,3% menor que em igual mês de 2017.


Para o pagamento a ser realizado em setembro, referente a produção de agosto, 22% dos laticínios pesquisados pela Scot Consultoria acreditam em alta do preço do leite ao produtor (maioria localizada no Nordeste), 42% falam em estabilidade e os 36% restante estimam quedas nos preços, frente ao pagamento anterior.


Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria. Mais informações em: https://www.scotconsultoria.com.br/loja/relatorios/59/relatorio-do-mercado-de-leite-da-scot-consultoria.


A Scot Consultoria também realiza palestras e treinamentos de mercado na área de pecuária de leite. Saiba mais em: https://www.scotconsultoria.com.br/servicos/11/palestras-cursos-aulas-e-treinamentos.htm.


Quer ficar por dentro das últimas notícias do mercado de leite? Acesse o Facebook da Scot Consultoria: https://www.facebook.com/ScotConsultoriaLeite/?fref=ts.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja