• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Queda da arroba desestimula pecuaristas no Maranhão


Quarta-feira, 9 de maio de 2018 - 05h55

Foto: Scot Consultoria

 


Nas últimas semanas, foram poucas as movimentações nos negócios envolvendo os bovinos de reposição no Maranhão. Este cenário trava o mercado e não dá abertura para variações nos preços destas categorias.


O marasmo acontece porque por um lado os compradores não se interessam em realizar o giro do estoque da fazenda pela baixa atratividade do preço do boi gordo e pelo outro lado, os vendedores ainda têm o respaldo das pastagens e conseguem segurar os animais de reposição à espera de pagamentos melhores.  


Desde o início do ano, a arroba do boi gordo caiu mais do que o preço dos animais de reposição, ou seja, queda no poder de compra do pecuarista.


De janeiro até o final de abril a arroba desvalorizou 5,3%, enquanto as referências para reposição ajustaram negativamente 0,7% seus preços, na média de todas categorias.


Essa conjuntura prejudicou a relação de troca. Para quem vende boi gordo (16,5@) e compra boi magro (12@), a troca hoje está em 1,34, em janeiro de 2018 estava 1,41. Portanto, piora de 5,1%.


A tendência é que esse cenário de inatividade na reposição ainda se arraste por algumas semanas, com a parada técnica para vacinação e a desova de final de safra pressionando as referências da arroba.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja