• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Queda no volume entregue de fertilizantes no país no primeiro trimestre de 2018


Segunda-feira, 23 de abril de 2018 - 05h55

Foto: pixfeeds.com

 


As entregas de fertilizantes totalizaram 1,77 milhão de toneladas no Brasil em março deste ano, segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).


O volume diminuiu 16,3% na comparação com fevereiro último, no entanto foi 0,5% maior em relação a março do ano passado. Veja a figura 1.


Figura 1.


Volume entregue de fertilizantes no país em 2017 e 2018, em milhões de toneladas.



Fonte: Scot Consultoria


No acumulado de janeiro a março deste ano, as entregas totalizaram 6,34 milhões de toneladas de adubos, uma redução de 1,3%, frente ao primeiro trimestre de 2017.


Para abril, a expectativa é de queda no volume entregue no país na comparação mensal, a exemplo dos últimos meses, mas o volume deverá ser maior em relação a igual mês do ano passado.


A previsão é de que as entregas aumentem a partir de maio, com as compras para a safra de grãos 2018/2019. Em função dos preços firmes e possibilidade de alta de preços nos próximos meses espera-se uma maior antecipação das compras este ano.


A Scot Consultoria estima um volume entre 34,5 milhões e 35,0 milhões de toneladas de fertilizantes entregues em 2018, frente as 34,4 milhões de toneladas em 2017, recorde até então.


Com relação aos preços, além da maior movimentação daqui para frente no mercado interno, questões como a valorização do dólar, preços firmes no mercado internacional e alta de preços da soja e milho, por exemplo, são fatores de sustentação das cotações dos adubos no país.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja