• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Depois de oito meses em queda, os preços do leite ao produtor subiram


Segunda-feira, 5 de março de 2018 - 07h00

Foto: www.thedailymeal.com


Os preços do leite ao produtor subiram depois de oito meses em queda. Considerando a média nacional houve alta de 1,6% no pagamento realizado em fevereiro, frente ao anterior.


Segundo levantamento da Scot Consultoria, o produtor recebeu, em média, R$1,044 por litro, sem o frete.


Apesar da reação, na comparação com fevereiro do ano passado o preço está 6,0% menor este ano, em valores nominais. Veja a figura 1.



A demanda interna não reagiu de forma acentuada até então, mas os laticínios subiram os preços dos lácteos no atacado em fevereiro mantendo a estratégia de tentativa de recuperação da margem de comercialização de produtos como o leite longa vida, por exemplo.


Além disso, diante da forte desvalorização verificada nos últimos meses, as indústrias reajustaram os valores pagos ao produtor na tentativa de manter o fornecedor.


Outro ponto é a queda na produção de leite nas principais bacias leiteiras do país, que ajudou ajustar a oferta interna e deverá colaborar com um cenário de preços mais firme no mercado daqui em diante.


Dezembro/17 foi o pico de produção. De lá para cá o volume captado diminuiu. Em janeiro/18 a produção nacional recuou 1,6%, frente a dezembro de 2017.


Para o pagamento a ser realizado em março, referente a produção de fevereiro, 66,0% dos laticínios pesquisados pela Scot Consultoria acreditam em alta do preço do leite ao produtor e 34,0% falam em manutenção frente ao pagamento anterior.


O movimento de alta deverá ganhar força daqui para frente, com a produção caindo nos principais estados produtores.


Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria. Mais informações em: https://www.scotconsultoria.com.br/loja/relatorios/59/relatorio-do-mercado-de-leite-da-scot-consultoria .


A Scot Consultoria também realiza palestras e treinamentos de mercado na área de pecuária de leite. Saiba mais em: https://www.scotconsultoria.com.br/servicos/11/palestras-cursos-aulas-e-treinamentos.htm .


Quer ficar por dentro das últimas notícias do mercado de leite? Acesse o Facebook da Scot Consultoria: https://www.facebook.com/ScotConsultoriaLeite/?fref=ts.


 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja