• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Queda nas entregas de adubos no país em novembro


Segunda-feira, 18 de dezembro de 2017 - 05h55

Foto: www.rodalesorganiclife.com

 


As entregas de adubos ao consumidor final no Brasil somaram 3,28 milhões de toneladas em novembro, segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).


O volume diminuiu 17,7% na comparação com outubro deste ano.


Foi o segundo mês de queda no volume entregue, o que já era esperado, passado o período de maior demanda para a semeadura da safra de verão 2017/2018, normalmente entre os meses de maio e setembro.


No acumulado de janeiro a novembro deste ano foram entregues 32,08 milhões de toneladas de adubos no país, 2,1% mais que o registrado em igual período do ano passado. Veja a figura 1.



Com relação aos preços, o dólar firme frente ao real é um fator de alta para as cotações no mercado interno. As cotações dos adubos têm se mostrado mais firmes também no mercado internacional, em função da oferta mais ajustada e boa demanda.


Segundo levantamento da Scot Consultoria, em São Paulo, na primeira quinzena de dezembro os preços dos fertilizantes nitrogenados subiram, em média, 0,7%, em relação ao fechamento de novembro.


Para os adubos potássicos e fosfatados, os aumentos médios foram de 1,0% e 0,2%, respectivamente, no mesmo período.


Para a segunda metade de dezembro e para janeiro de 2018, a demanda mais fraca e os estoques de passagem nas indústrias deverão tirar a sustentação dos preços no mercado interno, com possibilidade de quedas. Vai depender do câmbio.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja