• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Sustentabilidade na produção de carne é tema de painel da InterCorte Ji-Paraná


Quarta-feira, 5 de julho de 2017 - 05h50

Foto: Etapa de Ji-Paraná-RO em 2016.


Espaço também abordará o Plano ABC do Mapa, que debate ações para redução das emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE) provenientes as atividades agrícolas e de pecuária.


Dando sequência ao trajeto que inclui os principais polos de pecuária brasileiros, a InterCorte chega mais uma vez à cidade Ji-Paraná, em Rondônia, com o objetivo de levar informação, discussão e tecnologia aos produtores. Com o tema principal “Entender para Atender”, a etapa fará parte da programação da 38ª Expojipa - Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Ji-Paraná, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli.


Com palestras, apresentações de casos de sucesso e debates, o evento terá quatro painéis que abordam aspectos relevantes para o desenvolvimento da pecuária nacional: Sustentabilidade, Cria, Intensificação e Carne de Qualidade.


Promovido pelo Terraviva Eventos e pela Associação Rural de Rondônia, com curadoria de conteúdo da ASSOCON – Associação Nacional da Pecuária Intensiva, a InterCorte em Ji-Paraná conta com o apoio do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), que será responsável pela palestra magna do painel de Sustentabilidade.


Criado em 2007, o Grupo tem como principal objetivo promover o desenvolvimento da pecuária sustentável por meio da articulação da cadeia, melhoria contínua e disseminação de informação. “Durante a palestra apresentaremos os objetivos do trabalho do GTPS, destacando as seis categorias de associados, que abrangem todos os elos da cadeia”, afirma a coordenadora executiva do Grupo, Beatriz Domeniconi, que ministrará a primeira palestra do painel.


A apresentação também reforçará a importância das parcerias entre os diferentes elos da cadeia em prol do desenvolvimento do setor, além de promover o debate de como viabilizar as práticas comuns adotadas, com a premissa de construir uma pecuária sustentável, justa, ambientalmente correta, e economicamente viável.


No mesmo painel, três representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento farão apresentações ligadas ao Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) para levar informações e inovações tecnológicas de custo acessível a produtores de gado de leite e de corte, que desejam aprofundar seu conhecimento e ampliar a discussão em torno do tratamento de dejetos na pecuária nacional.


Serão três palestras com os temas: ”Plano ABC e o Pecuária de Baixa Emissão de Carbono: geração de valor na produção intensiva de carne e leite”, que será ministrada pelo Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Maurício Carvalho; “Tecnologia de Produção Mais Limpa na Pecuária Intensiva”, apresentada pelo Consultor do Ministério da Agricultura, Cleandro Pazinato Dias e “Geração de Renda a partir dos Dejetos da Pecuária”, coordenada pelo Consultor do Ministério da Agricultura, Fabiano Coser.


Carne de Qualidade


Visando apresentar ao público de Ji-Paraná os aspectos do que é um produto de qualidade, o gerente técnico da ASSOCON, Bruno Andrade ministra a palestra principal do painel Carne de Qualidade, que será seguida pela apresentação da experiência do pecuarista Carlos Lyra, proprietário do Frigorífico Rondônia.


Em sua palestra, Bruno pretende exemplificar o que é tecnicamente e o que o consumidor espera encontrar na carne de qualidade. “A ideia é mostrar esses dois lados e mostrar para o produtor o que é preciso ser feito para que a produção atenda às duas demandas de qualidade. A palestra vai reforçar que a única maneira de atingir esse patamar é com a utilização de tecnologias disponíveis no mercado, como a criação de animais melhores, com melhor sanidade, nutrição e genética, fatores que deixam a carne mais suculenta”, destaca o gerente.


A segunda palestra do painel terá como tema principal “Retrato do confinamento brasileiro”, que será ministrada pelo médico veterinário e Consultor Técnico da Cargill Nutrição Animal, João Danilo Ferreira. Após a palestra o gerente de pecuária da Agropecuária Jacarezinho, Rafael Zonzini apresenta um caso de sucesso no estado. 


Além da programação, a InterCorte conta com uma feira de negócios com a participação de empresas de referência na pecuária, que levam suas novidades tecnológicas ao produtor.


“A InterCorte tem como proposito principal de construir o conhecimento em conjunto, estimulando a troca de ideias e experiências entre os envolvidos na cadeia produtiva da carne. Acreditamos que é preciso conhecer a fundo cada etapa do processo de produção de carne para atender as demandas da cadeia de produção”, finaliza Carla Tuccilio, Diretora do Terraviva Eventos.  


Mais informações: www.intercorte.com.br/jiparana


Sobre a InterCorte


Desde a sua criação em 2012, a InterCorte já contou com a participação de mais de 27 mil pessoas, a maior parte pecuaristas, em eventos que percorrem algumas das principais regiões pecuárias do País para levar informação, conhecimento e tecnologia. Enquanto o setor produtivo se reúne, o consumidor é convidado a apreciar o resultado à mesa com a Beef Week, com a participação de restaurantes que preparam pratos com carne bovina.


Em 2017, o evento ocorre em Cuiabá (MT) em março, Ji-Paraná (RO) e Campo Grande (MS) em julho, Araguaína (TO) em outubro e São Paulo (SP) em novembro.


A InterCorte e a Beef Week fazem parte do “Integrar para Crescer”, plataforma de comunicação que envolve eventos e ações com o intuito de disseminar informação de qualidade, reverberando os temas e discussões relevantes ao setor em um programa semanal de mesmo nome, que vai ao ar aos domingos pelo Canal Terraviva, do Grupo Bandeirantes de Comunicação. O Caminho do Boi, Dia do Produtor, manifesto #SomosdaCarne e Interconf fazem parte da plataforma.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja