• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Preço do leite ao produtor subiu no pagamento de fevereiro


Segunda-feira, 6 de março de 2017 - 07h00

Foto: www.oswaldocruz.com


Depois da estabilidade no pagamento de janeiro (produção de dezembro/16), os preços do leite ao produtor subiram em fevereiro (pagamento referente a produção de janeiro/17).


Segundo levantamento da Scot Consultoria, a média nacional ficou em R$1,111 por litro, sem o frete. Este valor está 13,1% acima da média do mesmo período do ano passado.


Figura 1.
Preço do leite ao produtor (média nacional ponderada) - em R$/litro, valores nominais.Fonte: Scot Consultoria – www.scotconsultoria.com.br


Com a produção em queda nas principais regiões produtoras do país, aumentou a concorrência entre os laticínios pela captação da matéria prima (leite cru). O pico de produção, considerando a média nacional, foi em dezembro/16, ou seja, tivemos dois meses de queda na produção.


Também houve alta de preços do leite no mercado spot, o que corrobora com o cenário de menor disponibilidade de leite.


Do lado da demanda, passado o período de férias e festas, houve maior movimentação para recomposição dos estoques de lácteos por parte do varejo.


Em janeiro/17, a produção média brasileira diminuiu 1,5% na comparação com dezembro/16. Para fevereiro/17, os dados parciais apontam para uma queda de 2,6% no volume de leite produzido no país, com forte peso dos estados da região Sul, além de Sudeste e Centro-Oeste.


Para o pagamento a ser realizado em meados de março (produção de fevereiro/17), 50% dos laticínios pesquisados acreditam em alta do leite ao produtor, 45% falam em manutenção e os 5% restantes acreditam em queda nos preços do leite (todos na região Nordeste).


Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria. Mais informações em: https://www.scotconsultoria.com.br/loja/relatorios/59/relatorio-do-mercado-de-leite-da-scot-consultoria .


A Scot Consultoria também realiza palestras e treinamentos de mercado na área de pecuária de leite. Saiba mais em: https://www.scotconsultoria.com.br/servicos/11/palestras-cursos-aulas-e-treinamentos.htm .



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja