• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Margem para o produtor de leite continua se estreitando


Terça-feira, 6 de dezembro de 2016 - 07h15


O preço do leite ao produtor caiu 3,7% no pagamento de novembro, referente a produção de outubro. Foi o terceiro mês de queda.


Segundo levantamento da Scot Consultoria, a média nacional considerando os 18 estados pesquisados ficou em R$1,135 por litro, sem o frete.


Em relação a novembro de 2015, o produtor está recebendo 9,6% mais pelo litro de leite, em valores corrigidos pelo IGP-DI. Porém, a margem da atividade continua apertada, já que os custos de produção subiram 12,6% no mesmo período, segundo o Índice Scot Consultoria de Custo de Produção da Pecuária Leiteira.


Persiste a pressão da indústria sobre a cotação do leite ao produtor, com a produção aumentando gradualmente no Brasil Central e região Sudeste e em função da dificuldade de repasse nos preços nos produtos lácteos no atacado, principalmente para o leite longa vida.


Em outubro a produção média brasileira subiu 2,0% na comparação com setembro. Os incrementos na região Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste contribuíram para o cenário.


Para novembro, segundo dados parciais, é esperado crescimento de 0,4% no volume.


Cabe destacar que houve queda na produção na região Sul do país em novembro e a expectativa é de que os volumes continuem diminuindo em curto prazo. Este fato deve equilibrar em parte o mercado nos próximos meses.


Apesar do crescimento da produção nacional, o índice mostra uma produção 0,8% menor que em igual período do ano passado.


O pico de produção previsto para este ano deverá acontecer em dezembro, ou janeiro/17 em algumas regiões.


Para o pagamento de dezembro (produção de novembro), 76% dos laticínios pesquisados acreditam em queda de preços ao produtor, 18% falam em manutenção e os 6% restantes acreditam em alta (todos na região Nordeste).


No mercado spot, ou seja, o leite comercializado entre as indústrias, houve quedas nos preços em novembro e primeira quinzena de dezembro.

Os valores máximos não ultrapassaram R$1,20 por litro em São Paulo, Minas Gerais e Goiás, posto na plataforma.


No atacado e varejo, os preços do leite longa vida seguiram em queda nas últimas quinzenas.


Para a manteiga, creme de leite e leite condensado, a demanda mais firme neste período de final de ano deu sustentação as cotações.


Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria. Mais informações em: https://www.scotconsultoria.com.br/loja/relatorios/59/relatorio-do-mercado-de-leite-da-scot-consultoria .


A Scot Consultoria também realiza palestras e treinamentos de mercado na área de pecuária de leite. Saiba mais em: https://www.scotconsultoria.com.br/servicos/11/palestras-cursos-aulas-e-treinamentos.htm .



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja