• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Receita da indústria frigorífica caiu quase 9,0% em doze meses


Terça-feira, 22 de novembro de 2016 - 05h50


Mercado parado, impregnado de viés de baixa desde outubro, e, na toada em que a coisa anda, deveremos terminar novembro dessa forma, já que está difícil acreditar em uma melhora de venda de carne bovina na terceira semana do mês, sazonalmente a pior para escoar a produção.


O cenário está completamente fora do normal para final de ano.


No acumulado da última semana, o mercado chegou ao ponto de precificar a carne, em média, 1,2% abaixo do registrado há um ano.


Se adicionarmos a inflação a isso, as indústrias estão recebendo quase 9,0% menos pelos cortes sem osso, frente ao que recebiam na mesma semana, em 2015. Isso dá a noção exata do tamanho do estrago que a crise fez à cadeia da carne. E, sem consumo, não há alta nos preços da arroba.


Os frigoríficos, porém, têm conseguido manter suas margens acima da média histórica, ao redor de 24,5%. Sem necessidade de intensificar a compra de matéria-prima, “controlam” seus resultados a partir dos preços pagos pela arroba, impondo pressão sobre o mercado do boi gordo.


Por fim, as exportações começaram em novembro, na primeira quinzena, com queda de 20,0% na média diária embarcada na comparação anual. Os resultados parciais ainda não traduzem uma resposta positiva à recente valorização cambial.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja