• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Road Show 2016 – 4o. dia


Sexta-feira, 18 de março de 2016 - 18h25

Dando sequência ao circuito anual de visitas de profissionais da imprensa a clientes da Texto Comunicações, o quarto dia foi composto por duas visitas descritas abaixo:


1- FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba)


A FAZU está localizada em Uberaba/MG, uma região considerada um dos maiores polos agroindustriais do país, além de ser uma das maiores produtoras de grãos, possui alta concentração de usinas de cana, centrais de inseminação artificial e farta bacia leiteira.


A visita foi coordenada por Daniela Miranda, assessora de imprensa da FAZU, Alexandre Lúcio Bizinoto, supervisor acadêmico e zootecnista formado na FAZU e Juan Carlos Lebron, superintendente de marketing e comercial da ABCZ. 



A FAZU é reconhecida nacional e internacionalmente. Do total de alunos, 6,0% são estrangeiros.


A faculdade está passando por um momento de remodelamento de ensino. Segundo Juan Lebron, os alunos transformam os problemas dos produtores em aprendizado e ensino, deste modo, o estudante sai da faculdade como um gestor e solucionador de problemas.



Este processo de remodelamento de ensino, o qual já se encontra em andamento, é composto de duas etapas.


Na primeira, ocorre a interpretação do tipo de profissional que o mercado atual exige e em cima de problemas reais, levados à faculdade pelos produtores, as aulas são planejadas.


Na segunda etapa, os esforços são concentrados nas tentativas de englobar a iniciativa privada no projeto, mostrando a demanda existente em se produzir mão de obra qualificada e eficiente.


Parceiro deste processo estratégico, o Cepea (Esalq) atualmente têm prestado consultoria à FAZU e juntos discutem quais as potencialidades regionais e nacionais, utilizando uma metodologia ativa de ensino, dentro de eixos temáticos.


Trata-se de um projeto integrador. Os alunos, a cada módulo, passam quatro meses com aulas tutoriais em campo e quando voltam à sala de aula aprendem como aplicar o material de campo nas disciplinas. A ideia com isso é fazer o aluno se apaixonar pela atividade e despertar maior interesse e assimilação da teoria.


Alguns marcos durante a visita:


 - Hospital veterinário de Uberaba: em agosto de 2000 passou a fazer parte do campus da FAZU e é considerado o Centro de Medicina Veterinária mais moderno do país, além de ser o maior complexo do gênero da América Latina.


- Centro de reprodução animal: inaugurado em dezembro de 2001, é equipado para realizar biotecnologias de reprodução como a fertilização in vitro (FIV).  O hospital veterinário foi o primeiro do gênero a produzir um Bezerra pela FIV.



Convênios internacionais existentes na FAZU:


- Atualmente, a principal parceria da FAZU é com a Associación Boliviana de Criadores de Cebú - parceria fechada em 2002.  Hoje existem 54 alunos bolivianos na graduação da FAZU.


- Federación Bolivariana de Ganaderos Agricultores de Venezuela.


- No final de 2015 ocorreu a parceria com a Universidad de la República,  Universidad de la Empresa (Uruguai),  facultad de Ciencias Agrarias,  Colégio de Medicina Veterinário de Santa Cruz (Bolivia).


Existem convênios com duas Universidades dos EUA, e esse semestre pretende firmar parcerias no Chile e na Costa Rica.


A Universidade, com o intuito de auxiliar os alunos estrangeiros, possui um núcleo de línguas com aulas de inglês e português e, em breve, disponibilizarão aulas de espanhol, sendo essas atividades do núcleo estendidas para todo o quadro de funcionários.


O Departamento de Pós-graduação possui parcerias com a Rehagro e a Uniube, oferecendo cursos nas áreas de bovinocultura de corte e leite, grãos, cafeicultura, irrigação e gestão de recursos hídricos.


2 - Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ)


Entre as principais entidades representativas da pecuária mundial, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) trabalha para ampliar a produção mundial de carne e leite. Sempre atenta às novas tecnologias e às exigências do mercado, cumpre sua missão de promover o melhoramento genético e o registro genealógico das raças zebuínas em todo o Brasil.


A entidade registra em todo o Brasil mais de 600 mil zebuínos por ano e detém o maior banco de dados do mundo sobre o Zebu, com quase 13 milhões de animais cadastrados. Por meio do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), acompanha o melhoramento genético de quase 4.000 rebanhos em todo o país.


Em sua sede, no Parque Fernando Costa, em Uberaba-MG, a ABCZ promove a ExpoZebu. A feira, realizada desde 1935, recebe mais de 200 mil visitantes, que participam de leilões, palestras, cursos, debates sobre pecuária sustentável e acompanham os julgamentos de animais de concursos leiteiros. Outra feira promovida pela ABCZ é a ExpoGenética, que reúne os principais programas de melhoramento genético do país.



No início da visita, Luís Cláudio Paranhos, presidente da ABCZ, compartilhou dados do faturamento de 2015, o qual alcançou cerca de R$53,00 milhões de reais, valor próximo ao aplicado em investimentos pela associação.


De acordo com Paranhos, a associação possui aproximadamente 22 mil associados e conta com um time composto por zootecnistas, agrônomos e veterinários, os quais realizam, em média, 1.300 atendimentos in loco por mês para produtores.


Esses técnicos detectam e diagnosticam os pontos vulneráveis das propriedades visitadas e ajudam na definição da tomada de decisão para corrigir a situação.


No decorrer da visita, Paranhos abordou alguns pontos sobre as exportações brasileiras de carne bovina, ressaltando que atualmente o país produz cerca de 9 a 10 milhões de toneladas equivalente carcaça e queremos atingir de 17 a 19 milhões. “Não que o consumo interno absorverá toda essa produção, mas pensando em ampliação das exportações e aumento de receita, ainda mais considerando um preço médio de R$3,00 mil reais por tonelada, a receita poderá chegar de 30 a 35 bilhões de dólares”.


Segundo Paranhos, a China é um dos mercados mais importantes e promissores para as exportações brasileiras de carne, uma vez que o consumo de carne per capita anual no país Asiático é cerca de 6kg. “Se esse consumo aumentar 1kg per capita, será muito difícil a produção atender a essa demanda.  Os chineses, segundo fonte do próprio país, esperam importar 5 milhões de toneladas de carne em poucos anos, isso representaria uma alta de 50,0% do total que importam hoje”.


A China é o maior importador da carne brasileira desde o final do ano passado, perfazendo um montante de aproximadamente 300 mil toneladas.  A maior parte da carne exportada pelo país asiático ainda é proveniente da Austrália.  Porém, caso se confirme o aumento expressivo das importações chinesas, a Austrália não conseguirá abastecer a demanda com sua produção, o que faz do Brasil um mercado importante frete as importações chinesas.


Para a China, a segurança alimentar da população é extremamente importante, o que faz dela um comprador eclético de produtos, ou seja, não há preferência por carnes de alto ou baixo valor agregado, eles adquirem tudo, desde que haja qualidade.


Quanto às exportações de carne brasileira para os EUA, o presidente da ABCZ vê como uma oportunidade de abrir outros mercados que usam o protocolo dos EUA para compra de carne.  Para ele a questão de volume não é o fundamental.



Este foi o quarto dia. Não deixe de conferir o último dia do circuito anual de visitas técnicas promovidas pela Texto Comunicações!!!


Link: Road Show Tour – Texto Comunicações 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja