• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Você já viu o sistema de pastejo de vacas leiteiras com “cerca elétrica voadora”? Confira aqui


Terça-feira, 2 de setembro de 2014 - 09h54


"A cerca elétrica voadora fica acoplada no pivô central e se movimenta junto com o mesmo. Com isso, a pastagem é disponibilizada de forma organizada e as vacas vão comendo só o capim que está debaixo da cerca."


Esta é a tecnologia de "cerca elétrica voadora" adotada em uma propriedade de 1,8 mil vacas com produção de 40,0 mil litros/dia de leite, onde Cristiano Poncio trabalhou nos Estados Unidos.


Cristiano é zootecnista pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e consultor. Na entrevista abaixo, Cristiano fala sobre os "Mega sistemas de produção de leite a pasto".


Este será o tema que Cristiano apresentará durante o Encontro da Pecuária Leiteira da Scot Consultoria, que acontece nos dias 2 e 3 de outubro no Centro de Eventos do Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto-SP.


Acesse www.scotconsultoria.com.br/encontros ou ligue 17 3343 5111 e faça agora mesmo a sua inscrição.


Confira a entrevista:


Scot Consultoria: Qual será o enfoque de sua palestra?


Cristiano Poncio: Nessa palestra vamos abordar como funciona uma fazenda de leite a pasto em larga escala, com 1,8 mil vacas e 40,0 mil litros/dia. Um sistema com alta eficiência, excelentes resultados zootécnicos e financeiros. Vamos mostrar que os conceitos de produção continuam sendo os mesmos que uma fazenda de menor tamanho. Um sistema simples, ecologicamente correto e altamente rentável, se gerido de forma correta.


Scot Consultoria: Como funciona o modelo de cerca elétrica voadora na fazenda em que o senhor foi consultor nos EUA?


Cristiano Poncio: A cerca elétrica voadora fica acoplada no pivô central e se movimenta junto com o mesmo. Com isso, a pastagem é disponibilizada de forma organizada e as vacas vão comendo só o capim que está debaixo da cerca. Assim, garantimos forragem de alta qualidade e limpa para as vacas o tempo todo. Elas não pisam, não defecam e não urinam na pastagem que será comida, pois só a cabeça delas tem acesso à pastagem debaixo da cerca. Nessa propriedade tem 2 pivôs possibilitando manejo alternado de irrigação e pastejo. Enquanto um está fazendo irrigação da pastagem, o outro está sendo usado como cerca elétrica voadora e vice versa.



Scot Consultoria: Ainda existe o preconceito que produção de leite em sistemas a pasto não é rentável. De que forma é possível mudar esse conceito errôneo da atividade?


Cristiano Poncio: O conceito de que produção de leite a pasto não é rentável, ocorre quando se imagina um sistema extrativista onde não há investimento, com manejo de animais não especializados em produção de leite, solos pobres em fertilidade e produção de pouca forragem e com baixa qualidade.


Precisamos trabalhar com conceitos profissionais de produção, em que entendemos que primeiro precisamos alimentar o solo, para o solo alimentar a planta e a planta alimentar as vacas. Estas, por sua vez, precisam ser especializadas em transformar a forragem de alta qualidade em leite, além de terem conforto. Com isso, a atividade se torna rentável, e muito rentável. Convido a todos para participar desse encontro organizado pela Scot Consultoria. Tenho certeza que será de grande aprendizado para todos nós.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja