• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Encontro de Adubação de Pastagens da Scot Consultoria – Tec-Fértil entrevista o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Alberto Bernardi


Quinta-feira, 29 de agosto de 2013 - 09h40

A necessidade de produzir mais em menos área é uma realidade para a pecuária brasileira. O mercado e a legislação ambiental conduzem para essa estratégia.


Em função desse cenário é que nos dias 25 e 26 de setembro acontecerá em Ribeirão Preto-SP o Encontro de Adubação de Pastagens da Scot Consultoria - Tec-Fértil.


Para maiores informações acesse www.encontrodepastagem.com.br.


Alberto Carlos de Campos Bernardi é engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, com ênfase em fertilidade do solo e adubação. Atualmente, está em pós-doutorado no USDA - ARS - Pasture System and Watershed Management Research Unit.


Sua palestra será sobre "Adubação potássica em pastagens".


Para saber um pouco sobre a palestra, leia a entrevista que ele concedeu à organização do Encontro de Adubação de Pastagens.


Entrevista com Alberto Carlos de Campos Bernardi



Scot Consultoria: A adubação potássica possui alguma correlação com o efeito do nitrogênio em gramíneas? Como isso funciona?            


Alberto Bernardi: Os macronutrientes nitrogênio (N) e potássio (K) são os mais extraídos pelas gramíneas forrageiras. O K desempenha diversas funções metabólicas e estruturais na planta e é essencial para a fotossíntese. Quando deficiente, a fotossíntese diminui e a respiração aumenta, condições que reduzem o suprimento de carboidratos para as plantas impedindo inclusive a incorporação eficiente do N. Isso leva à redução da produção e redução da eficiência do uso do N.


 


Scot Consultoria: Qual a região do Brasil em que a adubação potássica é mais recomendada?


Alberto Bernardi: No geral, os solos do Brasil são de baixa fertilidade, ácidos e com baixa disponibilidade de nutrientes. Nos sistemas pecuários extensivos de baixa produtividade vegetal e animal, a extração do K é baixa. No entanto, em sistema intensivos há maior necessidade de reposição do nutriente. Mesmo nos solos corrigidos, com teores adequados a altos.


 


Scot Consultoria: As empresas de fertilizantes disponibilizam produtos comerciais desenvolvidos para as necessidades de adubação de pastagens?


Alberto Bernardi: A principal fonte de potássio é o KCl. O uso de formulações NPK pode ser mais prático, porém pode ser que não atenda às necessidades do nutriente em determinadas situações. Por isso, o ideal é sempre avaliar a necessidade de K, e também de correção do solo e dos outros nutrientes, com base na análise de solo.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja