• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Cadeia pecuária: desafios e oportunidades


Sexta-feira, 14 de junho de 2013 - 09h33

A Scot Consultoria esteve em Pelotas-RS, nos dias 28 e 29 de maio, para participar do II Dia de Campo de Pecuária de Corte na Granja 4 Irmãos. O evento foi organizado pela Cooplantio e pela Granja Quatro Irmãos, patrocinado pela Tortuga e apoiado pela Scot Consultoria. 


No primeiro dia houve um ciclo de palestras extremamente interessantes. Pablo Catani, por exemplo, engenheiro agrônomo, ex-pesquisador do INTA e consultor, discorreu sobre a potencialização de um sistema de produção através da utilização de ferramentas tais como o uso de feno, silagem de planta inteira, silagem de grão e, da importância de um planejamento de produção de alimento para obter ótima produção de bovinos.


Victor Tobin, engenheiro agrônomo, proprietário da Sementes Tobin, discorreu sobre o uso do sorgo como uma ferramenta viável de aumento de receita e a possibilidade de intensificação de produção do sistema pecuária em regiões de várzea. Discorreu também sobre o aumento da renda, vantagens do sorgo em áreas que serão destinadas a soja e/ou arroz, aumento da carga animal, liberação de áreas, armazenagem de comida e etc.


Augusto Omarzabal Faria Correa, advogado, do Escritório de Advocacia de Franceschini Oliveira, falou sobre a importância da roupagem jurídica na formatação de novos modelos de negócios na produção agropecuária. Apresentou casos de sucesso na captação de fundos de investimentos e a forma com que é regida a operação e a sua proteção.


Finalmente, Alcides Torres, engenheiro agrônomo e pesquisador-chefe da Scot Consultoria fez uma explanação sobre a necessidade de uma nova estruturação da cadeia de produção da carne devido à expansão da agricultura. Apresentou dados nacionais e regionais da utilização de terras nos últimos 50 anos, dados de demanda de alimento, análises de custos de produção e demonstração da importância da intensificação como forma de melhorar a remuneração do capital imobilizado no patrimônio terra, na diluição de custos de produção e consequentemente no aumento da rentabilidade do negócio.


O dia de Campo


Apesar da chuva e da queda de temperatura, o público presente foi enorme, superando a expectativa dos organizadores. Fomos recebidos com um autêntico churrasco gaúcho. Bonito de se ver e espetacular para ser saboreado.


Em todas as estações o público esteve presente maciçamente e,  através das preleções do médico veterinário Eduardo Castilho, tivemos a oportunidade de conhecer a história da Granjas 4 Irmãos,  o semi-confinamento de vacas prenhas em terço médio de gestação com utilização de palha de arroz e sal proteinado pelo período de 60 dias,  os diferentes cultivares de azevém (plantados em linha), com terneiros suplementados com grão úmido de sorgo e outros terneiros recebendo feno em pé de sorgo sacarino, como fonte de energia e fibra. Conhecemos também variedades de Festuca consorciada com trevo branco sendo utilizada para engorda de vacas, e diferentes variedades de leguminosas adaptadas a regiões úmidas.


Foi um dia fabuloso, produtivo e rico em conhecimento. Um belo dia, numa bela fazenda. Fizemos um montão de amigos. 


Pós evento clique aqui.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja