• Terça-feira, 16 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

São Paulo recebe Caravana FertBrasil na próxima semana


Quarta-feira, 25 de maio de 2022 - 17h00

Foto: Gisele Rosso


Objetivo da Caravana é levar a técnicos e produtores tecnologias e conhecimento para aumentar a eficiência do uso de fertilizantes e insumos no campo.


Técnicos e produtores da região de Bebedouro, Marília e Itapetininga terão a oportunidade de conhecer mais sobre o uso eficiente de fertilizantes no campo.


A Caravana Embrapa FertBrasil chega ao estado de São Paulo na próxima semana. Entre os dias 31 de maio e 02 de junho, as cidades de Bebedouro, Marília e Itapetininga vão receber pesquisadores e especialistas da Embrapa.


Liderada pela Embrapa Pecuária Sudeste no estado, o objetivo da Caravana é levar a técnicos e produtores rurais tecnologias e conhecimento para aumentar a eficiência do uso de fertilizantes e insumos no campo, ressaltar a importância de se fazer o manejo sustentável dos solos, água e plantas e melhorar a produtividade da agropecuária. “O momento é oportuno, por conta da escassez global de fertilizantes, agravada pela guerra entre Rússia e Ucrânia, para o Brasil não perder a capacidade de produção de alimentos, fundamental para um mundo em constante crescimento populacional e em recuperação pós-pandemia, em que as economias devem voltar a crescer e a consumir mais alimentos”, destacou o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sudeste, Alexandre Berndt.


Segundo ele, uma contribuição importante da Embrapa são as pesquisas relacionadas à sustentabilidade dos sistemas de produção agropecuários. “A adubação mal feita ou feita sem precisão ou sem eficiência também contribui para as emissões de gases de efeito estufa. Por exemplo, as emissões de óxido nitroso em pastagem ocorrem quando a adubação não é realizada na hora certa, no local certo e com a fonte correta, respeitando o tipo de solo e o tipo de manejo. Além disso, a adubação feita de forma incorreta leva à perda de eficiência e prejuízos econômicos ao produtor rural”, fala Berndt.


As inscrições estão abertas e são gratuitas (Veja em Serviço). Os encontros foram divididos em cinco módulos e ocorrem no período da manhã, das 8h às 12h30:


1 - Planejamento agrícola - Ferramentas para o planejamento agrícola: onde e quando plantar?


2 - Boas práticas para o uso eficiente de fertilizantes.


3 - Novos fertilizantes e insumos - Novas tecnologias para suprimento eficiente de nutrientes às plantas.


4 - Manejo e sustentabilidade - Tecnologias sustentáveis de manejo agrícola: por que usar?


5 - Manejo de precisão - Soluções digitais refinando aplicações: como tratar variações na lavoura.


A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Fertilizantes, do Governo Federal, para reduzir a dependência externa por importação de produtos e tecnologias, agravada pela guerra entre Rússia e Ucrânia.


De acordo com o coordenador regional, Alberto Bernardi, os pesquisadores vão abordar soluções que podem ser imediatamente adotadas, esperando que a incorporação das tecnologias e práticas promova uma economia no uso dos fertilizantes no Brasil já na safra 2022/23.


São Paulo é o segundo estado que a Caravana vai passar. O lançamento foi em Mato Grosso do Sul, nas cidades de Dourados e Chapadão do Sul.


Até o final da safra 2022-2023, os especialistas vão percorrer as principais regiões produtoras brasileiras, enfatizando a importância do manejo sustentável dos solos e fertilizantes para maximizar a eficiência de uso destes insumos e garantir a competitividade da agricultura e produção de alimentos no Brasil. No total, serão visitados 30 polos produtivos de nove macrorregiões agrícolas do país.


A Caravana Embrapa FertBrasil é uma ação realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Embrapa e da Rede FertBrasil, com o patrocínio da Bayer, Bioma e da Rede ILPF, apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sistema OCB, Sinprifert e Banco do Brasil, além dos apoios locais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Laboratório Solos & Plantas, Coopercitrus, Mosaic Fertilizantes, Sindicato Rural de Itapetininga, Prefeitura de Itapetininga, Scot Consultoria e Universidade de Marília.


Mais informações: https://www.embrapa.br/caravana-embrapa


Serviço:


31 de maio - Bebedouro (SP)


Local: Anfiteatro da Fundação Coopercitrus Credicitrus. Rodovia Brigadeiro Faria Lima, km 384 SUL LOTE A -  Bebedouro 


Horário: das 8h às 12h30.


Inscrição: www.embrapa.br/caravana-fertbrasil/bebedouro 


1º de junho - Marília (SP)


Local: Universidade de Marília (Unimar) - Anfiteatro das Agrárias, bloco 8.  Avenida Hygino Muzzy Filho, 1001 - Marília


Horário: das 8h às 12h30.


Inscrição: www.embrapa.br/caravana-fertbrasil/marilia 


2 de junho - Itapetininga (SP)


Local: Auditório Municipal Alcides Rossi. Praça dos Três Poderes, 1000, Jardim Marabá - Itapetininga


Horário: das 8h às 12h30.


Inscrição: www.embrapa.br/caravana-fertbrasil/itapetininga


Gisele Rosso (MTE 3091/PR)
Embrapa Pecuária Sudeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 3411-5625


Matéria originalmente publicada em: São Paulo recebe Caravana FertBrasil na próxima semana



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja