• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Importação chinesa de carne bovina deve crescer 33% até 2030, diz estudo


Quinta-feira, 7 de outubro de 2021 - 14h00

Foto: Alexandre Meneghini/AP


Notícia originalmente publicada em: Importação chinesa de carne bovina deve crescer 33% até 2030, diz estudo


As importações chinesas de carne bovina podem chegar a 3,62 milhões de toneladas em equivalente carcaça em 2030, volume 32,8% maior que o registrado no ano passado. A projeção aparece em um estudo que a Scot Consultoria produziu para as organizações WWF-Brasil, Tropical Forest Alliance (TFA – Brasil)Fundação Solidaridad.


Segundo o estudo, a produção chinesa de carne bovina deverá crescer 15% até o fim da década. O ritmo é inferior ao do avanço do consumo, que deverá aumentar 21% no mesmo período, somando 11,15 milhões de toneladas em equivalente carcaça.


De acordo com os analistas, a mudança de hábito alimentar dos chineses chama a atenção. “Mesmo após a retomada dos níveis de produção de suínos, prevista para 2022/2023, a expectativa é de que o consumo per capita de carne bovina e de outras proteínas, como o frango e o pescado, continue aumentando”, diz o estudo.


No início de setembro, o Brasil, principal fornecedor de carne bovina à China, suspendeu voluntariamente seus embarques ao país após identificar casos atípicos da doença da "vaca louca" em Minas Gerais e Mato Grosso. A China é hoje o maior comprador da carne brasileira.


Mesmo com a suspensão, a expectativa da consultoria é de que o Brasil continuará a ser o principal fornecedor chinês no fim da década, respondendo por 43,3% da importação chinesa de carne bovina em 2030. Segundo a Scot, no ano passado, a participação brasileira foi de 39,9% do total. O produto in natura representou mais de 90% dos embarques nos últimos dez anos.


A demanda chinesa por carne importada cresceu de maneira significativa após o surto de peste suína africana que ocorreu no país a partir de 2018 e dizimou quase metade do plantel. A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China nos últimos dois anos e a queda da demanda interna no Brasil em virtude da crise econômica também favoreceram os embarques brasileiros.


A pesquisa avalia, ainda, que o cenário é positivo para a pecuária de corte nacional não só por causa do aumento da demanda, mas também devido aos “ganhos esperados na base produtiva, ao uso maior de tecnologia (nutrição, sanidade, genética, gestão) e à intensificação da produção para atender o critério exigido pela China”. O país compra somente bovinos com menos de 30 meses.


O estudo lembra que a China não faz exigências ambientais para a produção da carne. Porém, de acordo com os entrevistados pelos pesquisadores, dos mercados consumidores em desenvolvimento, o país é o que mais tem mostrado tendência de ampliar essas exigências.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja