• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Preço do boi pode cair se embargo ao frango brasileiro for confirmado


Sábado, 21 de abril de 2018 - 11h00

Foto: Scot Consultoria


O possível embargo da União Europeia às exportações brasileiras de carne de frango preocupa o setor pecuário, já que a medida pode gerar aumento de oferta no mercado interno e reduzir a competitividade da carne bovina.


No segundo trimestre, a queda dos preços da arroba do boi brasileiro já é esperada por causa da seca e diminuição das pastagens, o que aumenta a disponibilidade de animais para o abate. Segundo o analista da Scot Consultoria, Alex Lopes, é natural que ocorra um aumento do consumo nos primeiros quinze dias do mês por causa do recebimento do salário por boa parte da população, ao passo que, ao fim do mês, esse consumo vai diminuindo.


Com isso, os frigoríficos encontram dificuldades em repassar os reajustes de preço para o varejo, deixando as cotações mais pressionadas. De acordo com os indicadores da Scot Consultoria, a carne bovina no osso é vendida no atacado por R$ 9,47 o quilo, valor 5% menos na comparação com o mesmo período do ano passado.


“Algumas empresas começaram a promover um ajuste de produção que pressionou o mercado. Eu acredito que vamos continuar nessa toada pelos próximos 40 dias”, avaliou o gerente nacional da Minerva Foods, Tito Rosa.


Segundo Rosa, outro fator que pode pressionar ainda mais os preços do boi é o possível embargo europeu às exportações da carne de frango brasileira. Reflexo dos desdobramentos da operação trapaça, que investiga a presença de salmonela em produtos da BRF.


“O frango já está relativamente barato em função do fechamento de mercado externo, onde teremos uma pressão adicional no mercado interno, já que esse frango vai ser redirecionado para dentro do país e isso deve pressionar ainda mais o mercado, já que o frango é um concorrente direto da carne bovina”, falou.


Para o presidente da Associação Nacional de Pecuária Intensiva, Alberto Pessina, o cenário pode reduzir a intenção de confinamento. “Quando seguramos essa produção de frango, demora cerca de três meses e é inviabilizado o aumento de preço do boi, porque se tem outra carne muito barata no mercado. Quando tentarmos corrigir daqui a três meses essa produção de frango, provavelmente o preço volte ao patamar normal e pode ajudar na recuperação do preço bovino para o segundo semestre”, contou.


Link da notícia: http://www.canalrural.com.br/noticias/rural-noticias/preco-boi-pode-cair-embargo-frango-brasileiro-for-confirmado-73801 .



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja