• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Melhora na qualidade das carcaças reduz diferencial de preço entre boi gordo e vaca gorda


Terça-feira, 31 de janeiro de 2017 - 15h20

Foto: www.agropecuariarodeio.com.br


Nos últimos anos foram crescentes o avanço de preço da vaca gorda em todo o país, reduzindo anualmente o ágio frente ao boi gordo. Mas, quais fatores explicam esse estreitamento na cotação das categorias?


Segundo levantamento da Scot Consultoria, a comercialização da vaca chegou a custar 21,0% menos em 1996. Atualmente o deságio em relação ao boi é de apenas 5,0%.


Em São Paulo, praça de Barretos, a cotação do boi gordo fechou na segunda-feira (30) a R$ 147/@, ao passo que a vaca gorda, no mesmo referencial, foi cotado a R$ 140,5/@.


"Nossa interpretação é de que a melhoria da qualidade das fêmeas destinadas ao abate é o fator determinante desta evolução", destaca a Consultoria.


Com progresso dos pacotes tecnológicos nos últimos anos a terminação de bovinos (machos e fêmeas) evoluiu na qualidade da terminação das carcaças, elevando assim a atratividade pela engorda de vacas.


E essa tendência deve ser observada em 2017? O levantamento histórico da Scot apontou que apesar da inclinação a altas, os preços das fêmeas continuam respeitando o ciclo pecuário. (Confira o gráfico).


Gráfico 1.  



Fonte: Scot Consultoria – www.scotconsultoria.com.br


Dessa forma, para este ano, "caso a fase de baixa do ciclo pecuário realmente se confirme (queda dos preços reais), deveremos presenciar o início de um “alargamento” do diferencial macho-fêmea, tendência que deve durar - entre altas e baixas -, alguns anos", analisa a Consultoria.


Link da notícia: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/boi/186307-melhora-na-qualidade-das-carcacas-reduz-diferencial-de-preco-entre-boi-gordo-e-vaca-gorda.html#.WJCQG1MrLIU


Por: Larissa Albuquerque, Notícias Agrícolas



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja