• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Subprodutos “salvam” frigorificos


Quarta-feira, 21 de setembro de 2016 - 14h00

Derivados garantiram margem positiva às indústrias, disse Alcides Torres, da Scot Consultoria, na Interconf.


A comercialização de subprodutos do boi assegurou aos frigoríficos brasileiros margem de lucro positiva ao longo do ano, compensando os resultados fracos obtidos com carne bovina, disse Alcides Torres, diretor da Scot Consultoria. "Os derivados seguraram as pontas dos frigoríficos este ano, enquanto o preço da carne afundava (no atacado)", destacou em palestra na 9a. Conferência Internacional de Pecuaristas (Interconf), em Goiânia.


Derivados como ossos, couro e miúdos são comercializados pela indústria nos mercados interno e externo para setores de calçados, detergentes a anticongelantes. Por ano, o país produz, segundo Torres, 8,5 milhões de toneladas de derivados e atende 60 mercados no exterior, sendo Hong Kong o principal, com 57,0% das vendas brasileiras em 2015.


Os subprodutos bovinos tiveram valorização no mercado interno e externo em 2016, enquanto os preços da carne no atacado brasileiro recuaram, vindo a se recuperar timidamente neste mês, segundo o analista.


De acordo com Torres, a margem de lucro, que mede a diferença entre o preço do boi gordo e o valor dos produtos totais comercializados pelos frigoríficos, chegou a 10,0% este ano, abaixo da média histórica, que supera 20,0%. "Só não foi pior do que isso por causa dos derivados", afirmou.


O analista disse que frigoríficos de grande porte chegaram a reduzir sua produção em 10,0% este ano. "Esse ano é medonho. Crise política e econômica, setores falindo e a única coisa que está funcionando com relativa desenvoltura é o agronegócio brasileiro", disse. Ele ponderou, no entanto, que as perspectivas para os últimos meses do ano são mais positivas, com projeções de recuperação da economia interna e avanço das exportações de carne bovina.


Fonte: Portal DBO. 20 de setembro de 2016. 


Link da notícia: http://www.portaldbo.com.br/Revista-DBO/Noticias/Subprodutos-salvam-margem-de-frigorificos/18060



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja