• Terça-feira, 19 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

CMA é o primeiro confinamento no Brasil a conseguir a certificação da Rede de Agricultura Sustentável


Quarta-feira, 27 de abril de 2016 - 15h23

Confinamento Monte Alegre (CMA), localizado em Barretos (SP), de responsabilidade de André Perrone, foi o primeiro da categoria no País a receber a certificação da Rede de Agricultura Sustentável (RAS) e agora estampa o selo Rainforest Alliance Certified em seus produtos e materiais. A oficialização se deu no terceiro e último dia do Encontro de Confinadores e Recriadores da Scot Consultoria (14/4), em Ribeirão Preto (SP).


Eduardo Trevisan Gonçalves, o secretário executivo adjunto do Imaflora (Piracicaba/SP), organismo certificador da norma, destaca que um confinamento por si só não é passível de certificação: "O CMA somente conseguiu pois trabalham em todos os processos anteriores de integração, ou seja, é um trabalho bem mais amplo do que o confinamento". André Perrone explica: "Recebemos os animais e eles passam por um período de pastejo, onde ficam na propriedade de pré-adaptação. Depois, entram para o sistema de confinamento, onde a estrutura está totalmente ligada à parte agrícola da fazenda como um todo, onde utilizamos basicamente produtos produzidos por nós mesmos, como a fenação, com o feno de tifton, bem como subprodutos da agroindústria, como a polpa cítrica".


Ainda como fonte de energia, o confinamento se utiliza de milho. "Temos na nossa região o gérmen de milho, que entra como subproduto, incrementando na dieta o próprio corn gluten feed ou refinazil", explica Perrone e continua: "Assim como a palha de cana, material que muitas vezes era desprezado, hoje é muito bem visto, tanto para a parte agrícola, pois traz o benefício agronômico, quanto para a parte zootécnica, pois entra muito bem na alimentação dos animais". André credita o sucesso do projeto na sustentabilidade, como ele mesmo explica: "Damos destino aos subprodutos, convertendo-os em carne. Isso gera um incremento e uma sustentabilidade para a produção". Ele acrescenta que todo o material utilizado passa por criteriosas análises.


A origem e a história a ser contada.


Na vanguarda da sustentabilidade, André Perrone ao ser questionado sobre o motivo de ir atrás da certificação, respondeu: "Sempre tive os olhos voltados ao meio ambiente, desde a época do meu avô. Eu me preocupo com o ambiente em que vivemos, eu mesmo resido na própria fazenda. E, sustentabilidade não é algo para ser visto como apenas "natureba" e sim algo economicamente e socialmente viável. Quando busquei entender o que era a certificação e o trabalho do RAS, como por exemplo o exímio trabalho realizado no café e em outros produtos agrícolas, pensei: por que não na pecuária?". Assim, uma vez o projeto sendo visto de uma maneira empresarial e adequada, basta seguir as normas das boas práticas agrícolas, ter respeito aos animais e entender os processos, pontua Perrone. "E isto te traz um benefício indireto econômico, pois temos hoje, por exemplo, um plano de alimentação dos animais muito mais estruturado e evitamos o uso de agrotóxicos".


Referência na pecuária brasileira, André Perrone é citado pelo executivo do Imaflora como um exemplo de pecuarista profissional, ou seja, aquele que trabalha sério para alimentar as pessoas com um produto de qualidade, contribuindo, assim, para a economia do País. E é essa a imagem que a pecuária brasileira precisa divulgar mundo afora, acredita Perrone: "O Brasil se profissionalizou muito e está se profissionalizando cada vez mais. Uma certificação como essa mostrar que conseguimos produzir carne de qualidade com respeito ao meio ambiente. Assim, é também minha ideia com a certificação mostrar aos próprios pecuaristas que é possível trabalhar de maneira correta, com eficiência e produtividade, respeitando o meio ambiente".


E, além do próprio setor, agora certificado, André Perrone, juntamente com a Associação Nacional dos Confinadores (Assocon, Goiânia/GO) da qual faz parte, anseia contar esta história de produtividade aliada à preservação do meio ambiente e geração de renda e emprego a um maior número de pessoas. "Muitos tem o confinamento como algo que não respeita o bem-estar animal e é contra a natureza, algo extremamente industrial. A realidade é que os animais são muito bem tratados, com respeito e sinergia com a parte agrícola e os subprodutos da agroindústria, ou seja, produzimos carne com respeito e sustentabilidade", conclui Perrone.


Fonte: Feed & Food. Por João Paulo Monteiro. 19 de abril de 2016.


Link da notícia: http://www.feedfood.com.br/cma-e-o-primeiro-confinamento-no-brasil-a-conseguir-a-certificacao-da-rede-de-agricultura-sustentavel/



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja