• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Alta da Selic deve ter efeito negativo sobre frigoríficos


Sexta-feira, 31 de julho de 2015 - 15h48

O aumento da taxa básica de juros, anunciada nesta semana pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom/BC), deve ter um impacto negativo nas atividades da indústria de carne bovina. A avaliação foi divulgada nesta sexta-feira (31/7) pela Scot Consultoria.


A taxa Selic passou para 14,25% ao ano. Alterar os chamados juros básicos da economia brasileira é o principal mecanismo de controle da inflação, projetada para 9,23% neste ano, de acordo com o Boletim Focus, do Banco Central.


"A Selic nesse patamar deve dificultar ainda mais a recuperação da atividade industrial do país, refletindo na geração de empregos e, consequentemente, no poder de compra da população", diz a nota assinada por Alex.


Além do poder de compra mais limitado do consumidor, o analista vê possíveis dificuldades operacionais para os frigoríficos. Como as operações, de um modo geral, são alavancadas, devem ficar mais caras.


Pelo menos por enquanto, as empresas têm conseguido manter a margem de comercialização, mesmo com o cenário desfavorável. De acordo com o Alex Lopes, em 12 meses, a receita com a venda de carne cresceu 22%, bem acima da inflação medida pelo IPCA, o índice oficial do governo.


Mas a expectativa é de que essas margens encurtem, já que a demanda pela carne bovina está menor e os preços da arroba do boi gordo pararam de cair. De acordo com dados da Scot Consultoria, com escalas de abate de quatro dias, em média, as ofertas aumentaram em R$ 0,50 no mercado de São Paulo. A referência está em R$ 141,50 por arroba.


A empresa pesquisa cotações em 31 praças de comercialização. Em seis, foi registrada alta. "Em algumas regiões do país, notou-se uma maior dificuldade na compra de boiadas, o que fez com que as plantas frigoríficas ofertassem valores acima da referência", informa a Scot, em nota.


Fonte: Revista Globo Rural, por Raphael Salomão. Publicado em 31/07/2015 - http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Criacao/Boi/noticia/2015/07/alta-da-selic-deve-ter-efeito-negativo-sobre-frigorificos-diz-scot.html



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja