• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Exportações de gado em pé recuam 68% no semestre


Quarta-feira, 8 de julho de 2015 - 16h42

As exportações de gado em pé continuam em queda. Depois de iniciar o ano com o pé esquerdo, o envio de bovinos vivos ao exterior fechou o primeiro semestre do ano com recuo de 68%, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). De janeiro a junho deste ano, deixaram os portos brasileiros 127.043 animais, ante 407.710 negociados no mesmo período de 2014.


A queda mais acentuada foi registrada no primeiro bimestre, quando o recuo foi de 88%, chegando a 95% em fevereiro, como noticiado pelo Portal DBO em março. A queda no desempenho do setor é atribuída ao "fator Venezuela", tendo em vista que o país é o principal comprador de bovinos vivos do Brasil, respondendo por cerca de 80% do mercado. Desde o início do ano a Venezuela tem passado por uma grave crise financeira, causada pela alta inflação e queda de preço do petróleo.


No fechamento de março, o volume caiu 73%. A diferença foi reduzida nos meses seguintes, com 60% em abril e 57% em maio, chegando à queda de "apenas" 12% em junho. "As vendas aumentaram, mas não é nada que consiga salvar o ano desastroso do setor", afirma Gustavo Aguiar, zootecnista e consultor da Scot Consultoria.


Segundo ele, o cenário prejudicou, principalmente, os pecuaristas do Pará, região responsável pelo maior volume de envio de bovinos em pé ao exterior. "Com a redução dessa demanda o produtor teve o seu poder de venda reduzido. Quando o mercado externo está bom, ele tem maior poder de barganha e consegue uma melhor remuneração para exportar seu animal ou abatê-lo no frigorífico. No atual momento, só resta a segunda opção".


Aguiar reitera que a Associação Brasileira dos Exportadores de Gado (Abeg) tem se esforçado para abrir novos mercados, mas ainda é um trabalho de longo prazo. "Nesse ano tivemos outros países comprando animais vivos do Brasil, mas eles ainda representam um percentual muito pequeno e demora muito tempo para se tornarem um parceiro comercial constante. Infelizmente, a situação não melhorará a curto prazo."


Fonte: Portal DBO, por Alisson Freitas. Publicado em 07/07/2015 - http://www.portaldbo.com.br/Rev-DBO/Conteudo/Geral/13075_Exportacoes-de-gado-em-pe-recuam-68-no-semestre



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja