• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Frigoríficos reduzem abate e pressionam boi


Quarta-feira, 24 de junho de 2015 - 14h24

No norte de Mato Grosso, o preço da arroba do boi gordo caiu 2,2% na última semana. A oscilação vem desde o início de junho e a explicação pode estar mais no fim da cadeia. Com menos consumo, o açougue compra menos carne, o frigorífico também abate menos e força um ajuste dos preços, mesmo com a oferta abaixo do ideal.


"O grande pressionador que todo mundo vem falando é o nível de abate da indústria, está reduzindo cada vez mais. A indústria está trabalhando com férias coletivas, demissão em massa, uma capacidade ociosa muito maior do que a gente estava vendo" - diz Renata Fernandes, analista de mercado.


Para Renata, outro motivo para a diminuição do abate foi a queda nas exportações. Elas recuaram 14% em maio em comparação com o mesmo mês do ano passado.


- Isso não estava na conta da indústria no início do ano, ela teve que ir se adequando. É um prejuízo muito forte pra indústria - aponta.


Alcides Torres, também analista de mercado, diz que a disputa por preços entre frigoríficos e pecuaristas ocorre porque houve diminuição de matrizes, a oferta segue em baixa e a reposição de animais ainda custa caro.


"O preço dos bovinos de reposição estão valendo dinheiro, bezerro, garrote ou boi magro, então eu retenho essas matrizes pra produzir esses animais que estão valorizados, e a hora que eu retenho essas matrizes eu diminuo a oferta de vacas que também iam pro abate. Então, eu tenho falta de bovinos e falta de matrizes pro abate, o que faz com que o preço suba" - demonstra Torres.


Quem acompanha o mercado diz que é uma questão de tempo até que os preços voltem a subir. A estabilidade com pressão de queda, para junho e julho deve continuar. Mas, conforme Renata, com a retomada das exportações, a margem deve melhorar um pouco.


Já Torres indica que a tendência é de alta:


"Se a gente pegar as apostas na BM&F para outubro, novembro, dezembro, a gente tem números que variam de 4% a 6% de alta possível dentro do mercado, hoje. A expectativa é de alta, sim. Eu não vejo nada no mercado que faça com que esses preços caiam muito, além dessas sazonalidades, que são comuns no processo. Isso é para o segundo semestre e para o ano de 2016 inteiro."


Fonte: Canal Rural, por Júlio Prestes e Caroline Kleinübing. Publicado em 23/06/2015 - http://www.canalrural.com.br/noticias/boi-gordo/frigorificos-reduzem-abate-pressionam-boi-57212



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja