• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Coopercitrus marca presença em eventos da Scot Consultoria


Quinta-feira, 18 de junho de 2015 - 11h55

Pecuaristas de cerca de 15 estados, além do Distrito Federal, Inglaterra e Paraguai, e profissionais renomados do ramo da pecuária, se reuniram durante quatro dias no Centro de Eventos do Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto, SP, para participar do Encontro de Recriadores e do Encontro de Confinamento da empresa Scot Consultoria.


Os eventos aconteceram do dia 14 a 17 de abril e tiveram o objetivo de informar, atualizar e reunir a cadeia produtora de carne bovina e conversar sobre questões de mercado do Brasil e do mundo.


Durante os eventos foram apresentadas palestras sobre novidades tecnológicas, modelos de negócios de sucesso e mercado pecuário por profissionais renomados, entre eles, Moacyr Corsi (ESALQ/USP), Fernando Mendonça (ESALQ/USP) e Iveraldo Dutra (UNESP/Araçatuba) para o Encontro de Recriadores e Sérgio De Zen (CEPEA/ESALQ), Luiz Gustavo Nussio (ESALQ/USP) e Antonio Chacker (Terra Desenvolvimento Agropecuário) para o Encontro de Confinamento. Após as apresentações, para consolidar as informações, foi organizado um dia de campo com ampla apresentação prática dos conceitos discutidos e dos maquinários de uso num confinamento.


No dia 14 de abril, aconteceu o Encontro de Recriadores, que somou cerca de 440 pessoas e foi dividido em dois blocos. No bloco um, intitulado "A Recria Dentro da Porteira", foram abordados temas como "Mercado de bezerros: mais um ano de preços firmes?"; "Vender os bezerros ou recriá-los, como saber qual o melhor negócio"; "Custos de uma produção de uma recria bem feita"; "Um modelo de recria intensiva desenvolvido pela GT Agronegócios".


No bloco dois, com o título "Manejo, Sanidade e Nutrição", foram apresentadas três palestras: "Bezerro mais pesado, recria precoce e ganho em carcaça"; "Do bezerro ao boi magro: sanidade x ganho de peso", e "Irrigação de pastagens: oportunidades e limitações".


De 15 a 17 de abril, aconteceu o Encontro de Confinamento, separado em quatro blocos. Mais de mil pessoas foram conferir as novidades do mercado pecuário. No dia 15 de abril, foram apresentados dois blocos. No primeiro, intitulado "Comprar e Vender Bem: a Chave do Sucesso", foram abordados temas sobre o mercado do boi gordo, a venda de carne, preços e conjuntura dos componentes das dietas para gado confinado e gestão do custo de produção de um confinamento. Já no segundo bloco, com o nome de "Manejo: Planejamento e Execução de Processos", no qual foram debatidos assuntos como ganho em eficiência, boi magro, manejo sanitário e planejamento e gestão com foco no resultado econômico. O dia encerrou com um coquetel de confraternização e show com o cantor Mazinho Quevedo.


Os blocos três e quatro ficaram para o dia 16 de abril, e foram intitulados "Nutrição e Sanidade: Protocolos, Inovações e Resultados" e "Ajuste fino do confinamento: detalhes que fazem a diferença", respectivamente. No terceiro bloco, temas como acidose ruminal, aditivos para confinamento, riscos sanitários e desafios na produção e avaliação do uso de volumoso nas dietas foram abordados por profissionais da pecuária. No quarto bloco, os temas discutidos foram automação de processos de controle, avaliação de métricas para facilitar decisões, impacto e importância da aplicação do CAR e ajustes finais no pasto para ter um bovino ideal de confinamento.


Para encerrar na prática a teoria abordada no Encontro de Confinamento, foi realizado, no dia 17 de abril, um dia de campo no qual os participantes puderam fazer uma visita técnica ao Confinamento Monte Alegre (CMA), em Barretos, SP. Durante a visita, os integrantes puderam optar por um passeio às estações, onde foi possível conhecer e entender toda a estrutura e os processos de confinamento ou a assistiram os minicursos oferecidos: "Excelência na produção de feno e pré-secado", "Gestão de Processos de Risco de Mercado" e "Gestão de Propriedades Rurais" - este último foi exclusivo para mulheres. No final do dia de campo, os visitantes participaram de uma tradicional queima do alho em almoço de confraternização.


A Coopercitrus não ficou de fora e participou pela terceira vez consecutiva do evento promovido pela Scot Consultoria. Este ano, a cooperativa montou um stand junto com os seus principais parceiros, como as empresas Valtra, JCB, Menta Mit, Jacto e Stihl, demonstrando o seu portfólio de produtos. "Todos os setores da Coopercitrus participaram desse evento. Mais uma vez, a cooperativa, além ter uma participação dinâmica, mostrou o seu institucional, gerando grandes negócios. Com certeza é um evento de muita importância para nós", explica o Diretor Comercial de Máquinas José Geraldo da Silveira Mello."Evento de abrangência nacional, com a participação também de muitos cooperados pecuaristas. Como estamos em época de campanha da vacinação de febre Aftosa, a nossa presença, oferecendo os melhores produtos com as melhores condições comerciais, mobiliza a atenção dos pecuaristas. Conseguimos ter muitas consultas que poderão ser transformadas em bons negócios. Além disso, foram negociados manipuladores de carga da marca JCB, que serão utilizados em confinamentos e áreas de cana para produção de biomassa na região de Barretos", comenta o gerente da filial de Barretos, SP, da Coopercitrus Rogério Fernandes Ribeiro.


Texto de Victor Triveloni



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja