• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Boi magro tem valorização de 20%


Sexta-feira, 29 de maio de 2015 - 17h11

Nos últimos doze meses, o boi magro teve valorização 20% superior em relação ao boi gordo. Por outro lado, o custo da alimentação está 25% menor frente a 2014. Para não reduzir o poder de compra, o confinador precisa diluir os custos, produzindo mais arrobas durante o período de engorda.


O confinamento do pecuarista André Reis em Barretos, interior de São Paulo, opera com apenas 40% da capacidade, com alguns piquetes vazios. O problema, segundo ele, está na baixa oferta do boi magro na região.


"A categoria animal entra cada vez mais jovem e a gente tenta produzir mais arrobas no cocho, ou seja, alongamos mais o período de engorda desses animais, tendo o confinamento estratégia de gestão. Com custos competitivos você consegue segurar mais esse animal e produzir mais arrobas nessas carcaças", disse.


A escassez de bezerros no mercado eleva o preço das categorias de animais mais jovens. Segundo dados da Scot Consultoria, são necessárias cerca de 13,5 arrobas para comprar um boi magro.


"O poder de compra do confinador está menor em comparação com o mesmo período do ano passado, nós tivemos nesse intervalo uma alta de 20% para o boi gordo e na casa de 30%, 35% para o boi magro e o garrote. A gente considera para o invernista a alta para o bezerro ainda maior, na casa dos 40%. Um boi gordo hoje compra menos arrobas de boi magro ou bezerro em relação ao mesmo período do ano passado", afirma o analista da Scot Hyberville Neto.


Para não reduzir a margem de lucro, o pecuarista investe na compra de animais mais leves e aposta na eficiência do confinamento para produzir mais arrobas em menos tempo.


Fonte: Portal Canal Rural, por Henrique Bighetti. Publicado em 28/05/2015 - http://www.canalrural.com.br/noticias/rural-noticias/boi-magro-tem-valorizacao-56716



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja