• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Como funcionam as relações de troca na pecuária?


Terça-feira, 19 de maio de 2015 - 18h00

A agronauta Flavia Martinho, de São Paulo, perguntou ao Canal Rural como funcionam as relações de troca no mercado do boi. Nesta semana, o analista da Scot Consultoria Gustavo Aguiar respondeu à Flavia no Jornal da Pecuária.


Gustavo Aguiar explica que a relação de troca é um indicador econômico usado na pecuária. Ele indica, mas não determina, a capacidade de compra que um pecuarista tem ao vender o boi gordo e comprar gado de reposição. Ou seja, a relação de troca no mercado de reposição indica quantos animais de reposição é possível comprar com a receita apurada na venda do animal terminado (boi gordo).


Neste momento, a relação de troca na reposição indica que a situação está pior do que há um ano atrás. Gustavo reforça que isso não quer dizer que o resultado econômico vai ser obrigatoriamente pior, mas indica que o poder de compra dos criadores de gado para reposição está mais afetado nesse momento.


Desde o começo do ano a oferta de animais de reposição está bastante restrita, apesar da melhora nas últimas semanas. A demanda está maior que a oferta disponível e há uma escalada de preços. Nos últimos 12 meses o bezerro desmamado subiu 42% e o garrote teve uma variação entre 30% e 40%. Já o animal terminado subiu 22%.


A relação de troca na reposição, portanto, indica uma diminuição no poder de compra do pecuarista que trabalha com recria ou engorda.


Veja as explicações de Gustavo em vídeo: http://www.canalrural.com.br/noticias/jornal-da-pecuaria/como-funcionam-relacoes-troca-pecuaria-56512


Fonte: Canal Rural. Publicado em 17/05/2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja