• Quinta-feira, 18 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Desenvolvimento das lavouras de soja e milho no Paraná


Terça-feira, 9 de janeiro de 2018 - 05h25


* Reprodução permitida desde que citada a fonte.


Com o plantio da soja e do milho de primeira safra 2017/18 finalizado no Paraná no início de dezembro, a atenção agora está voltada para o bom desenvolvimento das lavouras.


Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), das lavouras de soja no estado, 88% estão em boas condições e 12% em condições medianas. Já das lavouras de milho, 86% estão em boas condições, 13% em condições medianas e 1% em condições ruins.


Ainda de acordo com a instituição, com relação às fases de desenvolvimento das culturas, no caso da soja, 21% está em desenvolvimento vegetativo, 40% em floração e 39% em frutificação. E na cultura do milho, 23% em desenvolvimento vegetativo, 40% em floração, 35% em frutificação e 2% em maturação.


Contudo, apesar das boas condições atuais de desenvolvimento, vale lembrar que o clima é um fator decisivo neste momento, pois qualquer mudança climática desfavorável pode acarretar em quedas na produção dos grãos.  Além disso, a possibilidade do fenômeno La Niña vem preocupando os produtores, uma vez que, a região Sul poderá ser a mais afetada pelo clima seco.


Obs: Os períodos de floração e frutificação, mais especificamente do pendoamento até o enchimento de grãos, são os mais exigentes em água. Logo, um clima mais seco nesse período poderá gerar grandes prejuízos em termos de produtividade e, consequentemente, de produção.


Locução feita por: Janaína Lopes.


Análise de: Estefânia Polli.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja