• Terça-feira, 19 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Metano na pecuária: estamos preparados para a pecuária sustentável?


Quinta-feira, 2 de junho de 2022 - 09h30

Foto: Shutterstock


Os desafios que a humanidade deverá enfrentar nas próximas décadas estão diretamente ligados com as emissões de Gases de Efeito Estufa.


A pecuária é emissora de um desses gases, o metano, resultado da fermentação entérica no rúmen do bovino. Esse é um dos gases que contribuem para o aquecimento global, acompanhado do dióxido de carbono e do óxido nitroso.


O acúmulo desses gases na atmosfera forma uma espécie de “cobertor”, impedindo que as ondas eletromagnéticas, que aquecem o planeta, escapem, desregulando a temperatura.


O aumento na temperatura do globo terrestre gera mudanças, principalmente climáticas.


Indiretamente, essas mudanças podem causar impactos na pecuária, reduzindo a oferta de forragem e alimentos para os bovinos e aumentando o aparecimento de pragas e doenças, desestabilizando o ecossistema.


Mediante esse cenário, soluções que reduzam os impactos causados ao meio ambiente foram discutidas no Fórum Metano na Pecuária, que ocorreu em maio, em São Paulo.


A pecuária caminha nas soluções e inovações que mitiguem essas emissões. O conhecimento para mitigação da emissão de metano pela pecuária existe e a difusão é necessária para que não fique apenas em universidades e centros de pesquisas públicos ou privados.


Alguns dos pontos abordados para a redução da emissão de metano abordados no fórum foram:


         Uso de resíduos da agricultura para alimentação bovina;


•         Tratamento de dejetos para produção de energia e matéria orgânica;


•         Incentivo por parte do governo brasileiro para produção sustentável;


•         Intensificação na produção;


•         Precocidade;


•         Aumento no peso médio de abate;


•         Sistemas de integração lavoura pecuária e lavoura pecuária floresta;


•         Uso de aditivos na alimentação animal.


O que precisa ser feito está sendo providenciado. São soluções benéficas para o meio ambiente e que permitem melhorar a rentabilidade econômica de quem produz.


A luz da oportunidade acendeu. Mais mercados exigem produtos sustentáveis e essa é uma ótima notícia para o Brasil, que tem a possibilidade de produzir com técnicas já testadas para o nosso ambiente.


A adoção de sistemas sustentáveis de produção permite fortalecer a competitividade da carne bovina no cenário internacional.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja