• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

O uso do drone como ferramenta para projetos ambientais


Quinta-feira, 31 de maio de 2018 - 10h00

Foto: Scot Consultoria


Os veículos aéreos não tripulados ou Vants/Drones, como são mais conhecidos, surgiram por volta dos anos 1960, mas foi durante os anos 1980 que começaram a ter atenção, principalmente para uso militar, com vantagens para ações perigosas sem colocar vidas em risco. 


O que é um drone.


Um drone é definido como um veículo aéreo, diferente de aviões e helicópteros, não tripulados, controlados remotamente e equipados com câmeras de alta resolução, multiespectrais e sensores térmicos.


Uso do drone.


Com a popularização, os drones são utilizados para diversas atividades, como por exemplo no uso com projetos ambientais. Em propriedades rurais, elaborar um levantamento convencional pode ser trabalhoso, honeroso e perigoso, pelo fato de ser necessário uma equipe de campo.


Com a entrada em vigor do Novo Código Florestal, a obrigatoriedade do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e a normatização do PRA (Programa de Regularização Ambiental), houve a necessidade de identificar e diagnosticar os imóveis rurais e suas devidas adequações ambientais.


Como por exemplo, a necessidade de identificar as APPs (Áreas de Preservação Permanente) do imóvel, se estão ou não cobertas com vegetação nativa e seus devidos estágios sucessionais. Um trabalho que, se feito através da topografia clássica (GPS ou Estação Total), dependendo do tamanho o imóvel, pode levar semanas. 


O drone, podendo ser monitorado à distância, chega a lugares que o topógrafo e sua equipe, usando o sistema convencional não chegaria ou demoraria muito tempo para lograr êxito. 


Final


Além de mapear o local objeto do trabalho utilizando fotografias verticais, o drone também captura vídeos em alta resolução, o que serve para uma análise visual e para um registro da área de estudo.


Autores:



Natália G. Munhoz Ciocca, bióloga formada pela UNIRP e pós-graduada em Gerenciamento Ambiental pela ESALQ/USP.



Ricardo Spadão, engenheiro agrônomo pela Universidade de Taubaté e pós-graduado em Agronegócios pela FASAR.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja