• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

CAR atinge 65% das propriedades do país


Sexta-feira, 22 de janeiro de 2016 - 10h42



Cerca de 2,25 milhões de imóveis rurais do país já realizaram o Cadastro Ambiental Rural (CAR), ferramenta criada pelo governo federal para mapear as propriedades rurais brasileiras e facilitar a gestão ambiental do país. O montante perfaz quase 65% das propriedades rurais brasileiras.


Segundo o Serviço Florestal Brasileiro, dados até 31 de dezembro de 2015 apontavam para uma área cadastrada de 258 milhões de hectares ­ mais de sete vezes o território da Alemanha ­, de um total de 398 milhões de hectares.


A região Norte lidera os cadastrados, segundo informou hoje o governo, com 82% do total de área cadastrável já contemplada (ou 77 milhões de hectares). Em seguida vem a região Sudeste, com 63% das propriedades já cadastradas (35,5 milhões de hectares de uma área rural de 56,5 milhões de hectares), e o Centro-­Oeste, com 63% de cadastrados (81,5 milhões de hectares do total de 130 milhões de hectares).


Sul e Nordeste continuam com baixa adesão: 31,5% (13 milhões de hectares cadastrados, de 42 milhões) e 35,5% (27 milhões de 76 milhões de hectares), respectivamente.


Obrigatório a todos os donos de terra no Brasil, o CAR é uma espécie de "raio X" rural, em que o produtor insere no site do governo imagens com coordenadas geográficas da propriedade e suas características, como área rural consolidada, presença de rios, florestas, estradas e instalações. A ferramenta é considerada um avanço na gestão territorial do país porque associa o cadastro à regularização ambiental.


Para o diretor-­geral do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará, o importante é que o ritmo de inscrições no CAR vem sendo mantido, mês a mês. "Temos uma média de mais de cinco milhões de hectares cadastrados todo mês, o que é uma área considerável", disse. Segundo Deusdará, o ritmo de inscrições deve se acelerar, na medida em que se aproxima o fim do prazo, em maio deste ano.


Fonte: Valor Econômico. Por Bettina Barros. 22 de janeiro de 2016.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja