• Quinta-feira, 18 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Brasil e Venezuela estão entre países com mais vítimas de desastres naturais


Terça-feira, 24 de novembro de 2015 - 14h00

Brasil e Venezuela estão entre os países do mundo com maior número de pessoas afetadas nos últimos 20 anos por desastres naturais relacionados ao clima, mostrou um estudo publicado nesta segunda-feira (23/11) pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNISDR).


Em função do número de falecidos neste tipo de desastres, comparado proporcionalmente ao número de habitantes, a Venezuela aparece como o segundo país mais afetado entre 1995 e 2015, abaixo somente de Mianmar, com 126 mortos para cada milhão de habitantes.


O Brasil ocupa o sétimo lugar na lista de países com o maior número de vítimas de catástrofes ambientais nesse mesmo período, com 51 milhões de prejudicados.


Dos 157 mil mortos no mundo entre 1995 e 2015 por inundações, 30.239 pessoas morreram na Venezuela, quase todas elas nas enchentes registradas nos estados de Vargas, Miranda e Falcon em 1999.


As inundações no Rio de Janeiro em 2011 foram as mais fatais no caso do Brasil, com 900 vítimas mortais.


Segundo dados do Centro de Pesquisa sobre a Epidemiologia dos Desastres (CRED), em que se baseia o relatório da ONU, os desastres meteorológicos que mais acontecem na Venezuela e no Brasil são as inundações.


As enchentes representaram 43% de todos os desastres naturais ocorridos no mundo todo na última década.


Para o especialista do CRED, Debarati Guha-Sapir, Brasil e Venezuela "não são países pobres, por isso o impacto das inundações não está de acordo com seu nível de desenvolvimento".


"É um fato incomum. Tendo a tecnologia e os meios humanos para um melhor planejamento e prevenção destes fenômenos, os dois países deveriam fazer muito mais para melhorar a gestão das inundações", disse à Efe.


Fonte: Globo Rural. 23 de novembro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja