• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Embrapa testa uso de árvores como alimentação para bovinos no Pará


Terça-feira, 23 de junho de 2015 - 15h23

Uma planta arbórea originária do México pode complementar as pastagens gramíneas tradicionalmente usadas no sudeste do Pará para alimentar o gado, de acordo com pesquisa do Projeto Biomas, parceria entre Embrapa, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e instituições como a Universidade Federal do Pará (UFPA).


Segundo a CNA, a coordenadora da pesquisa, a engenheira agrônoma Rosana Maneschy, do Núcleo de Meio Ambiente da UPFA, afirma que o teor médio de proteína da gliricídia - planta mexicana - é de 26% sem a necessidade do uso de fertilizantes.


"Esse teor é superior ao encontrado nas gramíneas comumente utilizadas em pastagens na região, que fica entre 5,8% e 6,8%", disse a pesquisadora, conforme informações divulgadas pelo site da CNA.


Além disso, as plantas arbóreas também podem ser utilizadas como "cerca viva". Nesse caso, os cálculos da pesquisa apontam uma economia de até 16% por hectare quando comparado com o uso de cercas tradicionais.


Além da gliricídia, o "Projeto Biomas" também estuda o uso de quatro espécies arbóreas da região amazônica: burdão de velho, jurema, mungulu e mutamba preta.


Fonte: Valor Econômico. 19 de junho de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja