• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Governo de SP e inpEV assinam convênio para eliminação de defensivos obsoletos declarados


Terça-feira, 5 de maio de 2015 - 15h43

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmim, e João Cesar Rando, diretor-presidente do inpEV - instituto que representa a indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos - assinaram um convênio para a eliminação de defensivos agrícolas obsoletos declarados, durante a Agrishow, realizada em Ribeirão Preto-SP na semana passada.


As atividades previstas pelo convênio para o gerenciamento de defensivos obsoletos declarados, no estado, abrangerão desde o acondicionamento, coleta, armazenamento temporário, transporte, incineração, até a correta disposição das cinzas em aterros industriais licenciados. Defensivos obsoletos são aqueles cuja fabricação e comercialização são proibidas por lei, em especial os organoclorados, sendo um dos mais populares o BHC.


Ao inpEV caberá coordenar os trabalhos em conjunto com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA); realizar a logística para a coleta nos locais inventariados, incluindo as operações para o acondicionamento; transportar o material coletado ao incinerador licenciado pela Cetesb; arcar com os custos das atividades de visitas de verificação, acondicionamento e transporte.


Dessa forma, o projeto contribuirá para a melhoria da qualidade ambiental e da saúde pública em São Paulo. Ele ainda dará solução definitiva a esses produtos declarados, que, após o banimento pela Portaria Ministério da Agricultura nº 329, de 02 de setembro 1985, não receberam medidas e procedimentos para o seu destino adequado.


Segundo Rando, do inpEV, o termo reafirma o compromisso do setor com o governo do estado quanto ao contínuo desenvolvimento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos), que já destinou mais 330 mil toneladas de embalagens vazias destes produtos em todo o Brasil desde o início de suas operações em 2002. "Ao viabilizar a destinação adequada desses produtos, a iniciativa beneficia à sociedade como um todo por evitar problemas ao meio ambiente e à saúde humana", completa.


Mais informações sobre a campanha, material de divulgação e spot para rádio estão disponíveis no site www.agrotoxicosobsoletos.org.br.


Fonte: Sou Agro. 29 de abril de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja