• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuva ainda é insuficiente para evitar rodízio de água em São Paulo


Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 - 14h25

Apesar dos sucessivos aumentos na capacidade dos principais mananciais que abastecem a Grande São Paulo, o governo Geraldo Alckmin (PSDB) ainda considera prematuro descartar em definitivo o rodízio oficial de água na região e trabalha com cenários pessimistas quanto ao regime de chuvas até o fim de março para definir uma margem de segurança dos reservatórios suficiente para manter um fornecimento mínimo até o próximo período úmido, que começa em outubro.


Segundo integrantes do governo e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o nível mínimo de armazenamento do Sistema Cantareira, o maior e em situação mais crítica, para evitar o rodízio ainda está longe de um consenso. Uma ala minoritária próxima do governador advoga a tese de que, com o Cantareira a 14%, já seria possível eliminar definitivamente a possibilidade de racionamento oficial.


Essa ideia, contudo, foi rechaçada por Alckmin na quinta-feira (19/2). "Não há nenhuma procedência nessa informação, nenhuma. Não tem nem discussão em relação a isso", disse o governador. Na quinta, o Cantareira registrou alta de 0,6 ponto porcentual pelo segundo dia consecutivo, chegando a 9,5% da capacidade, considerando as duas cotas do volume morto. Na prática, o sistema opera com índice negativo em 19%. Para integrantes do governo, seria preciso recuperar mais água do volume morto para ter uma segurança maior. Em 2014, o Cantareira começou o período seco com 13% acima de zero.


Técnicos da Sabesp calculam um índice mínimo do Cantareira que, se não for atingido, acionaria o "gatilho" do rodízio oficial de quatro dias com água e dois sem. Além do fator climático, cujas previsões apontam dias mais secos até o fim o mês e chuvas abaixo da média em março, o governo ainda avalia quando conseguirá concluir as obras emergenciais para aumentar a oferta de água na Grande São Paulo, como a captação de 1 mil litros por segundo do Rio Guaió, em Suzano, e a ligação das Represas Billings e Taiaçupeba, com acréscimo de mais 4 mil litros por segundo no Sistema Alto Tietê, que também teve altas expressivas neste mês e chegou ontem a 17,2%.


"Eu não me arriscaria a dar um número mágico. O volume de chuva é muito bom, mas ainda é cedo para tirar qualquer conclusão", disse Gesner Oliveira, ex-presidente da Sabesp. "Não é uma conta simples porque são muitas variáveis. O importante é continuar economizando", disse Antonio Eduardo Giansante, mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento.


Fonte: Revista Globo Rural. 20 de fevereiro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja