• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Vegetação na Europa absorve mais CO2 do que era esperado inicialmente


Segunda-feira, 5 de janeiro de 2015 - 15h35

A vegetação na Europa absorve um volume anual de dióxido de carbono (CO2) duas vezes maior do que se esperava inicialmente, segundo um estudo elaborado a partir de informações proporcionadas pelos satélites e divulgado nesta segunda-feira (5/1) pela Agência Espacial Europeia (ESA).


O relatório, elaborado por um grupo de cientistas da Universidade de Bremen (Alemanha), analisou pela primeira vez as medições de dióxido de carbono registradas conjuntamente pelos satélites da ESA, da Nasa e do Instituto Nacional de Estudos Ambientais do Japão.


Os resultados coincidem ao calcular que a quantidade anual de dióxido de carbono absorvida pelas florestas europeias é duas vezes superior ao indicado por medições anteriores, realizadas a partir de estudos de campo tradicionais.


O coordenador do relatório, Maximilian Reuter, esclareceu que, apesar de tudo, "o volume de CO2 presente na atmosfera ainda é bastante alto".


O dióxido de carbono constitui o principal gás de efeito estufa emitido como consequência de atividades humanas - a queima de combustíveis fósseis - e sua forte presença na atmosfera explica o atual processo de aquecimento global.


Sem a ação das grandes áreas florestosas, que atuam como "escoadouros de dióxido de carbono" ao extrair parcialmente este gás da camada atmosférica em um ciclo fundamental para a vida, as taxas de CO2 seriam "muito mais elevadas", conclui o estudo.


Fonte: Revista Globo Rural. 5 de janeiro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja