• Terça-feira, 16 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Em Goiás, cooperativa ajuda os produtores a regularizar o CAR


Quarta-feira, 29 de outubro de 2014 - 17h30

Os agricultores de Goiás estão com muitas dúvidas na hora de fazer o CAR, Cadastro Ambiental Rural. Para acelerar o processo, uma cooperativa oferece ajuda para preencher a inscrição.


Na Fazenda da Paz, em Rio Verde, no sudoeste de Goiás, Maria Ignês Rotundo cria gado de corte para exportação e planta soja e milho. A propriedade tem 2,6 mil hectares e 20,0% de reserva legal.


Uma cerca separa a área de preservação permanente dos locais de pastagem, para evitar que o gado prejudique a nascente. A produtora conta que tem dúvidas sobre como fazer o Cadastro Ambiental Rural, exigido desde o ano passado.


É para esclarecer dúvidas como a de Maria Ignês que a Cooperativa dos Produtores Rurais de Rio Verde está percorrendo propriedades em 13 municípios da região.


Todo proprietário rural é obrigado a fazer a inscrição no CAR. As regras podem variar de acordo com o tamanho da propriedade ou a região em que está localizada e os produtores têm até maio do ano que vem para enviar o cadastro. Caso o prazo não seja cumprido, o agricultor pode ter problemas.


"Uma ação adimistrativa, com embargo da propriedade, ou até com multa por infração", explica o engenheiro ambiental Reginal Passos.


Cerca de 140 mil propriedades em Goiás ainda não foram cadastradas. Silvio Wegner é dono de uma delas, que fica em Rio Verde.


O agricultor aproveitou a visita do especialista para tirar as dúvidas sobre o CAR. Na fazenda, a quantidade de áreas preservadas não era suficiente, o que foi resolvido com a compra de uma reserva legal, localizada em outro município. "Quanto mais informada a pessoa estiver e mais profissionais que auxiliem, melhor".


Fonte: Globo Rural. Por Karla Izumi. 24 de outubro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja