• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

MAPA divulga projetos na 3ª edição do Gestão Sustentável na Agricultura


Quarta-feira, 22 de outubro de 2014 - 15h30

A Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (AGE/MAPA) divulgou no dia 14/10 a seleção que define os dez relatos para a 3ª edição da publicação "Gestão Sustentável na Agricultura", classificados por meio de critério social, econômico e ambiental.


A iniciativa do MAPA é um incentivo à produção agropecuária sustentável e à conservação ambiental para o desenvolvimento rural, mostrando as práticas bem sucedidas de gestão sustentável na agricultura pelas pequenas, médias e grandes organizações ligadas ao agronegócio brasileiro. O lançamento oficial do livro está previsto para fevereiro de 2015.


O chefe da AGE, Renato de Oliveira Brito, exalta a importância em se divulgar os programas desenvolvidos pelas organizações. "Eles vão além do cumprimento legal e do autobenefício, ou seja, os programas se pautam em iniciativas que geram adicionalidades e revertem benefícios múltiplos para a sociedade em geral, tanto sob aspectos econômicos quanto sociais e ambientais. E isso faz a diferença para o desenvolvimento do nosso agronegócio", afirmou.


"Tendo em vista o crescente interesse do setor agropecuário em participar da seleção de casos para a publicação que, nessa edição, obteve o número recorde de casos, foram definidos critérios objetivos referentes às dimensões social, econômica e ambiental da sustentabilidade, buscando-se iniciativas que vão além do cumprimento dos requisitos legais no setor, e constituindo atitudes inovadoras com impactos positivos sobre o seu público-alvo", comentou o presidente da Comissão Organizadora, Gilberto Mascarenhas.


Entre os relatos selecionados estão Agricultura Sustentável no Oeste Paranaense: 11 anos de boas práticas; Café em Agroflorestas; Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS); Programa Água Brasil; Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro; Programa de Sustentabilidade (na cadeia de suínos); Projeto Mulheres do Campo: a força feminina em ação pelo desenvolvimento sustentável; Projeto Abelhas - as aliadas da natureza; Projeto Balde Cheio; e Unidades Multiplicadoras de Tecnologias Socioambientais (UMTS).


Publicação


O livro apresentará o resumo dos programas selecionados, abordando o motivo pelo qual o programa foi criado, quem é beneficiado, como funciona e quais os desafios para sua implementação. Além disso, abordará as perspectivas de futuro para o programa e como outras empresas ligadas à agricultura e aos produtores rurais podem iniciar um programa de sustentabilidade e inseri-lo em sua rotina de trabalho.


Serão impressos cinco mil exemplares da publicação com distribuição em embaixadas, organismos internacionais, cooperativas, sindicatos, institutos de ensino e pesquisa, Superintendências Federais de Agricultura dos estados, além das próprias organizações que contribuíram para a elaboração do livro. Em versão trilíngue (português, inglês e espanhol), a ideia é que os programas apresentados sejam conhecidos internacionalmente.


Fonte: MAPA. 16 de outubro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja