• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Parceria entre GTPS e Imaflora incentiva pecuária sustentável em Rondônia


Segunda-feira, 25 de agosto de 2014 - 17h57

As ações do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS, São Paulo/SP) estão voltadas a fornecer orientações sobre sustentabilidade no setor e incentivar todos os elos da cadeia da pecuária bovina brasileira a melhorarem suas práticas. Por isso, há grande expectativa nos resultados da parceria entre o GTPS e o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora, Piracicaba/SP) para o trabalho no município de Rolim de Moura, em Rondônia, entre os quais a definição das primeiras propriedades demonstrativas, bem como o planejamento ambiental das mesmas. Isso porque a prática da pecuária sustentável na região começa a tomar forma e precisa ser desenvolvida. O projeto conta também com a parceria do Grupo Marfrig (São Paulo/SP).


Ao final do primeiro ano do projeto, em dezembro de 2014, os resultados esperados são: estabelecer confiança com produtores, por meio de visitas regulares e transparência no processo; oferecer soluções customizadas, de acordo com as necessidades específicas de cada produtor e definir as primeiras propriedades demonstrativas (propriedades rurais que possuem áreas específicas para demonstração de técnicas produtivas. No caso, técnicas que promovam a sustentabilidade).


As visitas serão feitas pela equipe do Imaflora e do Grupo Marfrig, que disponibilizará um técnico local. O Imaflora, por sua vez, enviará um especialista em pecuária a essas propriedades, a cada três meses. Até o momento, quatro propriedades estão dispostas a iniciar os trabalhos de campo. Após a implementação das técnicas, os resultados serão mensurados e tornados públicos.


De acordo com o secretário executivo adjunto do Imaflora, Eduardo Trevisan, as unidades demonstrativas serão desenvolvidas junto aos produtores ligados ao Programa Marfrig Club. No programa, o produtor é classificado em categorias, de iniciante a platinum. Essa última permite a exportação para a Europa, com prêmios de incentivo pela boa prática. A parceria com o produtor também inclui a parte técnica, como o manejo de pastagem. "Partimos da premissa de demonstrar que, por meio da assistência técnica de qualidade, o produtor da Amazônia pode ser competitivo e responsável", declara Trevisan. O secretário adjunto do Imaflora destaca que, no momento, este não é um projeto de certificação. "Acreditamos que agricultor no vermelho não pensa no verde". Os resultados também podem ser melhorados com ações focadas em pontos deficientes, tais como divisão e recuperação de pastos.


Segundo o gerente de sustentabilidade do Grupo Marfrig, Mathias Almeida, é preciso ir além do comando e controle e buscar maior produtividade e lucro ao produtor. "A certificação é uma opção aos melhores produtores, porém nossa intenção é nivelar por cima toda cadeia, promovendo a melhoria contínua de acordo com a realidade de cada produtor", afirma.


Já ao final de 2015, o objetivo é alcançar o fortalecimento das propriedades demonstrativas, com a ampliação das tecnologias aplicadas, definir o planejamento ambiental das propriedades (com questões como água e conservação de solos e da natureza como pauta do planejamento do negócio) e realizar ações de mitigação das emissões dos gases de efeito estufa (GEE).


O projeto entre o GTPS e o Imaflora faz parte do programa Pecuária Sustentável na Prática, que conta com financiamento disponibilizado pela Fundação Solidaridad por meio do Farmer Support Programme (FSP), fundo do governo holandês, e recursos proveniente dos parceiros locais do projeto. O objetivo do programa é implantar unidades demonstrativas, capacitar equipes técnicas e testar indicadores de melhoria contínua, como multiplicadores da pecuária sustentável.


Fonte: Feed Food. 22 de agosto de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja