• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

MPF e Abiec assinam acordo de cooperação pela pecuária sustentável


Quarta-feira, 30 de julho de 2014 - 16h03

Na quinta-feira, 24 de julho, o Ministério Público Federal (MPF) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) assinaram acordo de cooperação técnica pela pecuária sustentável. A solenidade ocorreu no auditório do Conselho Superior do MPF, na Procuradoria Geral da República (SAF Sul, Quadra 4, Conjunto C, Bloco A, cobertura), em Brasília.


O objetivo principal do acordo foi evitar que a indústria brasileira compre carne bovina procedente de áreas desmatadas na Amazônia ou onde tenham sido constatadas outras irregularidades ambientais e sociais, como invasão de terras públicas e trabalho escravo. Além disso, o termo de cooperação quer consolidar e ampliar o programa Municípios Verdes, internacionalmente reconhecido pela implementação de benefícios a produtores rurais e empresários. Também pretende reforçar o apoio a empresas (principalmente frigoríficos) no cumprimento de metas e compromissos ajustados com o MPF.


Importância do acordo - Desde 2009, o MPF desenvolve trabalho pioneiro no combate ao desmatamento para fins pecuaristas, principalmente na região conhecida como Amazônia Legal (formada por Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). Com apoio do Ibama, de prefeituras e de organizações não governamentais, firmou compromisso com todos os elos da cadeia produtiva (produtor rural - frigorífico - supermercado - consumidor final), o que resultou em queda acentuada das taxas de desflorestamento.


Em 2013, por exemplo, foi assinado termo de cooperação entre o MPF e Associação Brasileira de Supermercados (Abras), com o mesmo objetivo do acordo com a Abiec, ou seja, conscientizar os empresários do setor supermercadista sobre a questão da redução do desmatamento.


O termo de cooperação com a Abiec, entidade representante de alguns dos principais frigoríficos do país, é mais um passo na ampliação desse trabalho. "Quando a associação participa, o trabalho fica institucionalizado e isonômico, ou seja, passa a ter uma abrangência maior e com medidas iguais implementadas por todos", diz o procurador da República Daniel César Azeredo Avelino, coordenador do Grupo de Trabalho Amazônia Legal, vinculado à 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF (meio ambiente e patrimônio cultural).


Para se ter uma ideia da importância do setor, segundo dados da própria Abiec, em 2010, a exportação de carne bovina brasileira somou US$5,3 bilhões. No mesmo ano, no mundo, a cadeia produtiva da carne bovina movimentou US$167,5 bilhões.


Fonte: Secretaria de Comunicação Social. 22 de julho de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja